[EUA] Serviço Penitenciário da Pensilvânia sacaneia com Mumia Abu-Jamal alegando que ele tinha coronavírus

Boletim de imprensa após a coletiva de imprensa de quinta-feira, 16 de abril, sobre o embuste do Departamento de Correções da Pensilvânia contra Mumia Abu-Jamal, alegando que ele tinha o COVID-19.

Quando um funcionário do DOC (Departamento de Correções) da Pensilvânia alegou falsamente que Mumia Abu-Jamal foi hospitalizado com a COVID-19 às 17h do dia 15 de abril, a notícia foi compartilhada ao redor do mundo em poucos minutos. Apoiadores de todo o mundo, que foram enganados por declarações do DOC no passado, imediatamente chamaram a instituição e exigiram a confirmação do próprio Mumia. Às 20h45, o DOC permitiu que Mumia ligasse para seus apoiadores e confirmou que o relatório oficial era falso: “Estou bem, não estou hospitalizado”, você pode ouvi-lo na chamada gravada dizendo, parte do qual foi apresentado na coletiva de imprensa: “O que eu preciso é de liberdade”.

O incidente todo se soma a uma longa lista de mentiras e desinformações do DOC da Pensilvânia desde que Mumia foi preso injustamente pela primeira vez em 1982. Por que alguém do Gabinete do Superintendente da Prisão SCI Mahanoy, por telefone oficial, disse a um defensor preocupado que Mumia foi hospitalizado com a COVID-19?

Como você reagiria se alguém com autoridade lhe dissesse falsamente que um parente seu mais velho estava doente com a COVID-19? Como pessoa preocupada, você ficaria indignado. Assim como os participantes da coletiva de imprensa virtual do dia 16 de abril.

Santiago Alvarez, o estudante da UC Santa Cruz que ligou à prisão, não apenas descreveu a conversa gravada que teve com o funcionário do DOC, mas apresentou uma parte de sua gravação da mesma. Ele disse claramente: “Mumia foi levado ao hospital há 30 minutos… ele sofria de dores de cabeça e problemas respiratórios… será testado para a COVID-19 como medida de precaução”.

Johanna Fernandez, professora do Baruch College, cujo tio morreu em consequência da pandemia na semana passada, explicou que as prisões americanas têm os mais altos índices de infecção do mundo. Ela exigiu que a cruel desinformação do funcionário, que foi registrada, levasse a um processo disciplinar e sua demissão.

O professor da Temple University e ativista Marc Lamont Hill revelou altos índices de infecção na prisão de Rikers Island, muitas vezes pior do que em Nova York ou na Itália. Ele explicou que prender pessoas por pequenos crimes como o jogo e a prostituição basicamente as condenam à possibilidade de morte por causa da pandemia. Hill chamou a ação do porta-voz da prisão de “chocante: um nível deslumbrante de crueldade e indiferença”.

Megan Malachi do grupo de ativistas Philly For REAL Justice disse em parte: “A falsa declaração emitida pela prisão em meio a uma pandemia global é outro exemplo da violência inerente ao encarceramento em massa. Esta tentativa covarde de espalhar o medo entre a família e apoiadores de Mumia não parou nossos esforços… para exigir a libertação de Mumia Abu-Jamal e de todos os prisioneiros. Liberdade para Mumia! Liberdade para todos!”.

O membro recém liberado do MOVE 9, Delbert Africa, contou como “guardas e funcionários racistas e sádicos fizeram o mesmo comigo, mas negaram que eu estivesse doente, negaram que eu estivesse hospitalizado”. Eles enganaram seus amigos e família quando na verdade ele estava muito doente na prisão. Ao exigir a libertação de Mumia, Russell Maroon Shoatz, Mutulu Shakur, Jalil Muntaqim e outros presos políticos parabenizaram o movimento de solidariedade por forçar o DOC a retirar Mumia de sua cela para fazer a chamada confirmando sua condição, um passo muito inusitado.

A Dra. Suzanne Ross descreveu o apoio a Mumia de organizações solidárias no Japão, Europa e América Latina. Descrevendo como o movimento forçou o DOC da Pensilvânia a disponibilizar medicamentos para hepatite C para Mumia e outros prisioneiros. Ross também disse que ela está em processo de entrar com uma ação judicial que obriga o Estado a libertar Mumia porque eles não conseguem evitar que a epidemia o afete a ele e a outros prisioneiros.

Até 15 de abril, um total de 53 testes havia sido realizado em 45.000 detentos da Pensilvânia com uma taxa positiva de 17%. As autoridades não estão testando em número suficiente para entender a transmissão completa do vírus. Os esforços de mitigação das prisões não são de forma alguma proporcionais à epidemia. No último mês, houve apenas uma redução de 474 presos estaduais.

Ao invés de reduzir o número de prisões, o Departamento de Correções está tornando a situação mais tensa, impondo bloqueios em todo o sistema. Na ligação, Mumia relatou que “todos estão trancados: 23 horas no celular, 45 minutos para limpar o celular, tomar um banho, ligar o aparelho na tomada, sair para o pátio a cada três dias, tudo em 45 minutos”. É uma loucura. O medo é ficar doente e morrer. Os guardas também estão com medo.

Mumia também mencionou Rudolph Sutton, encarcerado na SCI Phoenix, que faleceu no dia 8 de abril por dificuldade respiratória devido à COVID19: “com fatores contribuintes de doença cardiovascular hipertensiva e cirrose hepática”. Mumia também sofre de cirrose hepática, causada por anos de recusa do DOC em tratá-lo de forma oportuna para a hepatite C. Como Mumia, Sutton lutou por sua liberdade por mais de 30 anos. O Diretor Jurídico do Projeto Inocência, Nilam Sanghvi, disse em 15 de abril: “O Sr. Sutton nunca deveria ter sido preso em primeiro lugar. Sua trágica morte ressalta a necessidade urgente de que o Governador, o Departamento de Correções, o Legislativo e os tribunais ajam rapidamente para que outra pessoa inocente não corra o risco de morrer na prisão por causa da COVID-19”.

Mumia foi condenado devido a má conduta policial, judicial e processual. Como Sutton, o COVID-19 ameaça tirar a vida dele antes que ele possa provar sua inocência.

Pessoas de cor são desproporcionalmente afetadas pela pandemia devido aos efeitos dos baixos salários, má nutrição, habitação inadequada e incapacidade de pagar por cuidados médicos. Os negros hesitam em usar as máscaras recomendadas para prevenir infecções por medo de que os brancos e a polícia racista os vejam falsamente como uma ameaça. E como em toda a sociedade, prisioneiros encarcerados, desproporcionalmente negros e pardos, enfrentam maiores riscos de morte por causa da pandemia, devido ao seu maior índice de comprometimento da saúde.

Os organizadores planejaram uma série de eventos para marcar o 66º aniversário de Mumia de 23 a 26 de abril, incluindo uma coletiva de imprensa em 23 de abril, um Teach-In em 24 de abril, “Free Mumia, a live Instagram dance party” em 25 de abril, e “Poetry in Motion, a leitura de 24 horas das obras de Mumia” em 26 de abril.

Para mais detalhes veja: https://mobilization4mumia.com/new-events ou https://www.facebook.com/cbmhome/

Para ouvir uma gravação de toda a coletiva de imprensa, consulte: https://zoom.us/…/tdRuBJbPykJJY6PEq0X1U4oFDKa8aaa81SIf-6dby…/tdRuBJbPykJJY6PEq0X1U4oFDKa8aaa81SIf-6dby...; (Senha de acesso: W5*0&6i!)

mobilization4mumia.com

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/04/16/eua-covid-19-armas-de-incompetencia-massiva/

agência de notícias anarquistas-ana

os teus cabelos
por travesseiro
como dormirei?

Rogério Martins