[Grécia] Racistas em Volos criam “associação de caçadores de imigrantes ilegais” no Facebook

Racistas em Volos, na Grécia Central, criaram um grupo no Facebook com o desprezível nome “Associação de caçadores de imigrantes ilegais”. O objetivo declarado é “limpar Volos de imigrantes” e viajar para Evros para ajudar a guarda nacional a impedir a entrada de ilegais.

Através de sua página no Facebook, eles convidaram pessoas para uma manifestação em Volos na tarde de quinta-feira, uma hora antes de uma programada manifestação contra o racismo. O objetivo da convocação era de organizar os membros e “caçar imigrantes ilegais fora da cidade”.

Outro objetivo do grupo é organizar-se e se mudar para Evros, a fim de reforçar a guarda nacional e impedir a entrada de imigrantes ilegais, relata a mídia local E-thessalia.

O grupo no Facebook é fechado e só é possível obter acesso através de “convite”.

Os racistas postaram na página do grupo fotos de armas, rifles, facas e punhais, juntamente com as licenças de armas que possuem, e suas postagens estão cheias de ódio contra os imigrantes.

O grupo foi criado em 3 de março e já conta com 330 membros.

De acordo com a mídia local Onlarissa, o administrador do grupo foi convocado pela Homeland Security de Volos na quinta-feira.

O administrador alegou que o objetivo do grupo era “discutir com organizações de esquerda sobre o assunto porque nossa pátria está em perigo”.

O administrador foi liberado e alterou o nome do grupo para “Associação dos Patriotas de Volos”.

O racismo e a xenofobia aumentaram dramaticamente na Grécia desde que a Turquia abriu suas fronteiras para milhares de imigrantes e refugiados. Em incidentes isolados, os locais atacaram jornalistas gregos e estrangeiros que cobrem os abusos verbais que imigrantes sofrem, também por parte dos locais, incendiando espaços de ONGs relacionadas.

PS: Não. Não foram levantadas acusações de incitação ao ódio e “ilegalidades desse tipo”, por assim dizer, ironicamente. O administrador do grupo no Facebook provavelmente recebeu um tapinha no ombro das ditas autoridades e o conselho de não ser tão abertamente provocativo, certo?

Tradução > A. Padalecki

agência de notícias anarquistas-ana

pássaro tenor
afina a garganta
ao sol se pôr 

Carlos Seabra