[Espanha] Por que Amadeu iniciou uma greve de fome?

Você sabe por que, desde quinta-feira, 7 de maio, Amadeu iniciou uma nova greve de fome?

No mês de junho Amadeu Casellas estará na prisão há dois anos. Por esta razão, nos dias 5 e 6 de maio, foram realizadas duas audiências contra nosso companheiro, para determinar se dever-se-ia prorrogar sua pena de prisão ou liberá-lo em liberdade condicional até a data do seu julgamento. Durante as audiências, as testemunhas da acusação entraram em várias contradições, e a acusação, que já havia condenado Amadeu antes do julgamento, solicitou que ele fosse mantido em prisão provisória, alegando risco de fuga e reincidência no crime. Dada a complexidade do caso, assumimos que dentro de um mês teremos uma decisão do juiz.

Para a realização dessas audiências, Amadeu foi transferido da prisão para o tribunal e, ao retornar à prisão, após quase dois anos de encarceramento, não foi devolvido ao módulo com os demais companheiros, mas foi colocado no isolamento das medidas de quarentena, como se fosse uma nova admissão. Não lhe deram qualquer tipo de informação, privaram-no dos banhos e da saída para o pátio, confinaram-no isolado do resto dos presos na área de entrada, com as ligações telefônicas restritas e produzindo situações tensas com os carcereiros, quando ele reivindicou seus direitos.

Por todas essas razões, desde quinta-feira, 7 de maio, Amadeu está em greve de fome até que seus direitos básicos sejam restaurados.

As instituições penitenciárias aplicam a quarentena a todos os presos que entram e saem da prisão por razões judiciais, mas devem fazê-lo dando às pessoas os meios para evitar o contágio, e não deixar seus direitos suspensos, isolados dos demais presos e sujeitos à quarentena, quando aqueles que entram e saem diariamente sem quarentena e sendo transmissores potenciais de contágio são os guardas prisionais.

Responsabilizamos as instituições penitenciárias por provocar situações como a denunciada e por colocar em risco a vida de Amadeu e dos presos, deixando seus limitados direitos em suspenso e normalizando o abuso de poder por parte de seus funcionários.

Número de conta para suporte e despesas legais: ES32 1550 0001 2300 0924 1522

Contato: info ARROBA llibertatamadeu PONTO org

llibertatamadeu.org

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/09/10/espanha-declaracao-de-amadeu-casellas-desde-a-prisao-de-brians-i/

agência de notícias anarquistas-ana

sobre um ramo seco
uma folha se pousa
e trina ao vento 

Rogério Martins