
Na noite de domingo, 10 de maio, as instalações da Rádio associativa local de St-Julien-Molin-Molette, a Rádio d’ici, foram alvo de um ataque neonazista, que destruiu um estúdio e deixou inscrições supremacistas brancas nas paredes (suástica e “14 88”, em referência a Hitler e à preservação da raça ariana).
10 de maio é uma data simbólica, além do contexto atual e no movimento de confinamento/desconfinamento. De fato, em 1940, era a data em que os exércitos nazistas entraram sobretudo na Bélgica e na Holanda. Mas também é a data escolhida na França para comemorar a memória da abolição da escravidão, já que em 10 de maio de 2006 Christiane Taubira conseguiu aprovar uma lei sobre o assunto.
A Rádio d’ici apresenta muitos programas, incluindo o “Fréquences Furies Furieuses” (FFF), um programa feminista lançado há mais de 6 anos que faz parte de um grupo de rádio feminista ainda maior, [chamado] Radiorageuses.
O coletivo da FFF denuncia fortemente o ato realizado no dia 10 de maio na Rádio d’ici.
Não permanecemos calados diante de tais atos. Não aceitaremos ser silenciados/as a favor do discurso de ódio.
O ataque às instalações da Rádio d’ici faz parte de uma era e um contexto do surgimento de ideias xenófobas, racistas e sexistas na sociedade e Saint-Julien-Molin-Molette não foi poupado.
Também faz parte de um contexto de confinamento, de restrições às nossas liberdades e crescente repressão. Nesse contexto, as estações de rádios livres e os ativistas que as trazem à vida têm contribuído amplamente para manter um vínculo, para oferecer análises e conteúdo que permitam a expressão de outros pontos de vista, além dos veiculados pela grande mídia, e assim, continuar refletindo coletivamente sobre a sociedade na qual vivemos.
Mais do que nunca, a luta pela existência de rádios livres que permita a expressão de nossas batalhas decoloniais, feministas e antiautoritárias deve continuar.
Mais justiça social para uma emancipação popular coletiva!
Viva às rádios livres ! Solidariedade antifascista!
FFF
Fonte:https://lenumerozero.info/FFF-des-benevoles-en-solidarite-antifasciste-avec-Radio-d-ici-4753
Tradução > Estrela
agência de notícias anarquistas-ana
Num atalho da montanha
Sorrindo
uma violeta
Matsuo Bashô
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?