[Chile] Transmissão online do documentário “Élisée Reclus, Passion du Monde”

Na próxima sexta-feira, 15 de maio, será transmitido pela página da Assembleia Libertária Santiago, o documentário “Élisée Reclus, Passion du Monde” realizado por Nicolás Eprendre. Neste documentário se percorre e faz um resumo da vida e do pensamento do geógrafo anarquista Élisée Reclus.

Por meio do percurso de sua vida, poderemos adentrar em eventos de importância que contribuíram para o desenvolvimento do movimento de trabalhadores na Europa (como sua participação na Associação Internacional de Trabalhadores e na Comuna de Paris), assim como também no processo da consolidação das bases do anarquismo como movimento organizado pela transformação da sociedade e emancipação das classes oprimidas (em parte por meio de sua participação na Internacional de Saint-Imier em seu exílio na Suíça).

Também, veremos como se formam e nutrem as ideias de Reclus, por meio da interação e retroalimentação entre seus estudos da geografia, a experiência adquirida em suas viagens, e as ideias socialistas que o animaram. O pensamento e as obras de Reclus entregaram valiosas colaborações tanto ao desenvolvimento da disciplina geográfica como ao incipiente pensamento anarquista.

Os esperamos, saúde e anarquia!

Assembleia Libertária Santiago

FB: https://www.facebook.com/events/532626027625494/

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/05/27/chile-o-que-e-a-assembleia-libertaria-de-santiago/

agência de notícias anarquistas-ana

No azul do mar
golfinhos saltam –
parecem brincar

Eugénia Tabosa