[Chile] O patriarcado, o Estado e a impunidade se disfarçam de mulher

A nomeação¹ como ministra da Mulher e da Igualdade de Gênero de Macarena Santelices, sobrinha-neta do ex-ditador Pinochet (1973-1990), autora de frases tão desprezíveis como: “Os municípios já não abastecem. As ajudas sociais devem ser para nossa gente: os chilenos. Saúde, moradia, nem sequer temos resolvidos nossos problemas!!! Urgente NÃO MAIS IMIGRANTES (sic)” e “Não me cabe fazer julgamentos hoje, como ministra, a comentários que fiz no passado”, gerou ampla controvérsia e rechaço desde a população. Inclusive validou a ditadura, justificando assim o terrorismo de Estado e as violações dos Direitos Humanos perpetradas (incluídas torturas a mulheres, violações a gestantes e uma série de humilhações que constituem tortura sexual). Queremos questionar não somente sua nomeação como ministra da mulher, mas a nomeação de qualquer cargo que se mantêm dentro da política tradicional, que diz nos representar, mas segue sustentando um modelo no qual a endogamia, a corrupção e a economia capitalista são mais importantes que nossas vidas.

Não necessitamos que nos representem, exigimos e ocupamos os espaços para nos representar e construir-nos em solidariedade de gênero e de classe. Nem este governo nem nenhum outro se preocupou verdadeiramente em lutar contra a opressão machista que se sustenta no patriarcado. Nenhum Estado, nenhum presidente, nenhuma ministra, vão resguardar nossas vidas, já que seus interesses sempre partem de seu privilégio empresarial e acomodado. A cumplicidade do patriarcado com o capitalismo é algo que salta aos olhos constantemente e como anarcofeministas queremos recordar que NÃO QUEREMOS NEM NECESSITAMOS MINISTROS NEM GOVERNOS, QUEREMOS A SOBERANIA DE NOSSOS CORPOS.

Vamos estender as redes de sororidade, fomentar a autodefesa, e construir laços de segurança e proteção para acompanhar-nos e proteger-nos entre nós, longe das autoridades, títeres empresariais e direitistas de plantão.

ABAIXO O PATRIARCADO E SUAS INSTITUIÇÕES!

Órgano Anarco Feminista Santiago

Sábado, 9 de maio de 2020

Tradução > Sol de Abril

[1] Foi nomeada pelo presidente do Chile, Sebastián Piñera, na quarta-feira, dia 06/05.

agência de notícias anarquistas-ana

na folha orvalhada,
gota engole gota,
engorda, desliza e cai.

Alaor Chaves