O ano letivo está perdido e a/o professor/a é um/a egoísta!

A/o professor/a é um/a egoísta! Só olha para o seu próprio umbigo! Não reflete, nem questiona sua prática. Quando as crianças “fracassam” na escola, a/o professor/a não cansa de patologizá-las e puní-las, com toda a sua arrogância e desprezo. É tão egoísta, que em tempos de pandemia global, grita: “a educação não pode parar!”, apenas pensando na salvação de sua imagem de “boa/m samaritana/o” e na administração de sua carreira pessoal.

Seu egoísmo a/o faz hipócrita. A/o professor/a se diz preocupada/o com a aprendizagem de sua/eus aluna/os, mas na verdade, só deseja se livrar, o mais rápido possível, de sua carga horária, imposta a ela/e pela/os governadoras/es, que também são egoístas e hipócritas! Com o isolamento social, listas de exercícios, resumos, e outras atividades “criativas” não presenciais estão sendo computadas como horas-aulas. Isso tem entupido a/os estudantes com atividades que buscam avaliar conteúdos que nem sequer foram ministrados. O percentual de estudantes que entregam tais atividades serve para a/o professor/a comprovar seu compromisso com a educação. Por outro lado, a falta de estrutura e acesso às tecnologias e à internet para toda/os a/os aluna/os da rede pública estadual, atesta o desinteresse da/os governadoras/es pela instrução de sua/eus cidadã/ãos. Patético! 

Mas por traz do discurso que urge que “a educação não pode parar”, proferido por inúmeras autoridades educacionais em um ano letivo perdido, interesses ocultos estão em jogo: a ganância dos atuais governos pela (re)eleição, o cumprimento da carga horária da/os professora/es… Em resumo, toda a “riqueza” gerada pela mercantilização do ensino-aprendizagem nas sociedades atuais. Por esses e outros motivos, quem faz a escola estatal/burguesa reluta em admitir que o ano letivo está perdido e que toda/os ela/es são egoístas e hipócritas. 

Henri Roorda, um crítico da educação tradicional, certa vez afirmou: “O pedagogo não ama as crianças”.

Rodrigo Balza Moda

Professor anarquista

agência de notícias anarquistas-ana

O gato no cio
mia e remia
canta ao desafio

Eugénia Tabosa

6 responses to “O ano letivo está perdido e a/o professor/a é um/a egoísta!”

  1. Domingos Passos

    Sou professor da rede pública de MG e sou tratado como lixo pelo governo. Agora além de ter que aturar liberal falando bosta tenho que receber pedradas da esquerda também. Esse texto me ofendeu pessoalmente e só pode ter sido escrito por quem não tem o menor contato com a realidade docente. Criticar sem propor soluções é fácil de mais e construir Anarquismo desse jeito é impossível.

  2. Vantiê

    Alienado/a é quem adere ao engodo do EAD – proposto pelos governos apenas para “mostrar serviço” – e assim contribui para firmar a argumentação enganosa de que este ano letivo está sendo “normalizado” para toda/os quando, na verdade, o que ocorre é o aprofundamento da velha desigualdade de acesso à educação que exclui a juventude das periferias, pela adoção do “ensino remoto”. Não à toa que o Ministro da Educação pôde sugerir que seria possível realizar o ENEM este ano sem prejuízo para nenhum/a candidata/o pois, com o empenho da/os professora/es, o ano estaria sendo “normalizado” para toda/os pela adoção do “ensino remoto”.

    O EAD nao é obrigação legal da/os professora/es, muito pelo contrário, pois constitucionalmente o que se determina é que mais da metade dos alunos tenham acesso à educação presencial e, se a/os professora/es não fossem tão subservientes e nem se preocupassem apenas com suas próprias famílias, poderiam, com pleno suporte legal, se rebelar contra esse engodo!

    Ah, e outra coisa: anarquismo não é esquerda e nem direita, é anti (an) governismo (arquismo)!

  3. Josiene

    O anarquismo no Brasil é assim mesmo Domingos,babacamente patético,sou professora de matemática e sofri as mesmas babaquices apontadas em seu comentários. Mas o anarquismo no Brasil é assim, Babaca.
    Como os anarquistas,os 99%,vivem dissociados da vida real,não fazem ideia de como trabalhamos e vivemos nesta profissão,fazem coro com os opressores. Boa parte dos anarquistas,se não a maioria,vive dos mesmos privilégios que juram querer derrubar. Conheço alguns pendurados na renda dos pais,surfando no estilo anarquista de viver,mas é apenas fachada.

    Os grupelhos são como seitas pentecostais,se você não adota o credo será cancelada,não sem antes sofrer as piores atrocidades,o que aconteceu comigo e com minha namorada diversas vezes

    Anarquista no Brasil é uma combinação de nocividades tão grandes que minas e monas,e a gente negra, preferem distância.

    Fui cancelada em grupos do Telegram por pensar diferente,se você não é o dono do canal é manada,e mesmo assim tem de render algum boquete aos chefes,do contrário não serve nem como seguidor.A censura de pensamento come solta, o Delete é a tecla mais usada.

    Como pessoa LGBT+ cansei de ver e denunciar práticas e assédios,e por inúmeras vezes fui cancelada nestes mesmos coletivos.

    O que de verdade existe é o Anarquismo Babaca,ele não tem vínculos com a vida real,não tem teoria e nem prática,é inútil.O Vantiê é apenas um exemplo moderado que existe no anarquismo babaca brasileiro dominante.

    Tem gente decente e séria? Até tem mas são poucas e se distanciaram do dito anarquismo de que falamos.

  4. ekrany akustyczne

    ogroԁzenia betonowe gdańsk caѕtorama ogrodzednia metalowe cennik

  5. adult gals

    Thanks for any other fantastic article. Where else may just anyone get that type of information in such
    an ideal method of writing? I’ve a presentation subsequent week, and
    I’m on the search for such information.

  6. clayton emanuel rodrigues

    O texto erra pela generalização. Mas veja, fala-se do professor, ou seja, de um cargo em que a pessoa é investida. Estou professor, é o meu trabalho, onde retiro meu pão. Mas é mesmo uma preocupação geral as crianças e alunos em geral ou como se saem na demandas escolares? Há um conjunto de coisas que deve-se levar em conta sobre a educação remota. Entre essas a falta de condições reais par todos, seja de acesso à tecnologia, seja de lugar em casa com as mínimas condições para a tarefa escolar.E ainda que supostamente se tenha o acesso, na maioria das casas há apenas um computador para servir a família toda. Mesmo o professor, ao ter de fazer trabalho remoto, está, em teoria, com os mesmos problemas. Particularmente as mulheres, que tem uma segunda tarefa imposta pela falta de divisão das responsabilidades do lar com o Homem. Tem de atender a todos os filhos enquanto trabalha. Concomitantemente, o trabalho do professor de oito horas passa a ser 24 horas. O trabalho remoto estende a jornada de trabalho e retira da vida livre de trabalho o tempo necessário para si.
    O que discordo do texto é a acusação. Adjetivar não ajuda em nada. E, de resto, o egoísta, pensaria em si e veria que o trabalho remoto é ruim para si porque toma todo o tempo que antes estava a disposição da vida, dos filhos, da família. Também é ruim generalizar achando que os anarquistas todos estão em uma classe social determinada e não tem relação com a vida. Essa é a posição da direita, dos comunistas, que em troca do achincalho aos anarquistas, ambos, pregam ditaduras ou aplicam o neoliberalismo capitalista, no qual o trabalho remoto é bem vindo, porque estende o tempo de trabalho, dá aos pobres acesso e qualidade ruins de educação e diminui os custos operacionais. O trabalho remoto também evita a socialização, a troca, desprepara para a crítica e a troca de posições divergentes. Então, eu como professor, retirando a adjetivação desnecessária, considero que o trabalho remoto não deve ser visto como solução nem temporária para a situação atual. Como trabalhadores, como explorados pelo sistema político e pelo capital, penso que devemos pensar e reorganizar os calendários, discutir melhor outras soluções momentâneas e fincar pé na manutenção do ensino presencial. A educação tecnológica é bom para os grandes negócios das grandes empresas de comunicação, que sem escrúpulos algum, cobra cara ppelo serviço que oferece, em meio à falta de dinheiro para as necessidades mais básicas da população. Quem sai lucrando é o capital, quem perde são os alunos, os pais , os professores e toda a comunidade pobre no Brasil.