[Reino Unido] Declaração da ACG sobre o lockdown e sua flexibilização

Para muitos da classe trabalhadora o lockdown nunca existiu de verdade, porque a sociedade depende de nossa classe, muitos não podem parar de trabalhar, estão sendo forçados a trabalhar de casa ou em muitos casos, e mais preocupante, ainda vão aos seus locais de trabalho. Alguns deles são, com razão, vistos como trabalhos essenciais, no entanto, os salários e as condições de trabalho não refletem isso, enquanto outros como construtores que estão construindo blocos de escritórios e apartamentos de luxo, são claramente essenciais apenas para o benefício do sistema capitalista.

O desprezo que nossos governantes sentem por esses trabalhadores-chave é demonstrado pela proposta de congelamento do pagamento pelo setor público, e o fato de muitos desses trabalhadores-chave receberem o salário-mínimo (grandiosamente e erroneamente referido como ”salário digno”).

O capitalismo sempre corre sobre os cadáveres dos trabalhadores. Agora, estamos vendo o quão dispostos os conservadores são para jogar mais corpos sob as rodas da economia. Atualmente, o que está acontecendo nos serviços de assistência, assistência social e hospitais é um democídio contra a classe trabalhadora, os vulneráveis, idosos e deficientes. Nossos líderes esperam jogar professores e aqueles que prestam apoio nas escolas, assim como trabalhadores da construção civil (entre outros) de volta ao caminho do vírus.

O governo está demonstrando seu completo desprezo pela classe trabalhadora e pelos vulneráveis pedindo às pessoas que voltem ao trabalho (ou continuem trabalhando) sem testes adequados, avaliações de risco realizadas, Equipamento de Proteção Individual (EPI) e sistemas de rastreamento em vigor. É ridículo que o governo espere que tenhamos fé de que nossos empregadores vão nos manter seguros, porque algumas orientações voluntárias estão em vigor.

Nada do que aconteceu é surpreendente. Esse governo, como todos eles, é um servidor leal da classe dominante, os patrões. Nenhum governo jamais colocou as necessidades dos trabalhadores antes do lucro, a menos que a classe trabalhadora seja forte o suficiente e organizada o suficiente para obrigá-los. Nenhum governo jamais será confiável.

Não devemos desperdiçar nosso fôlego pedindo ao governo que nos proteja. Não vamos apelar para o “lado sensível” deles, apontando que são os idosos, deficientes, seus cuidadores e familiares que estão em maior risco. Dado o nível atual de organização e combatividade da classe trabalhadora, também não esperamos uma greve geral ou uma resistência generalizada e coordenada, embora esperemos que se prove que estamos muito errados.

Assim sendo, pedimos aos trabalhadores que façam tudo o que puderem para se organizar em sua autodefesa. Apesar de todas as suas limitações, os sindicatos podem oferecer alguma defesa para muitos neste momento e vale a pena se juntar a um que esteja ativo em seu local de trabalho, ou, se não, em um sindicato independente, em particular o IWW, IWGB, ou se estiver em Londres, o UVW ou CAIWU.

Sobreviver no capitalismo é algo que todo trabalhador tem de enfrentar. Não podemos dizer às pessoas a melhor forma de reagir, pois cada um de nós terá que julgar nossas próprias condições pessoais e reagir de acordo. Podemos, no entanto, estabelecer alguns princípios básicos sobre o trabalho. Por mais que algumas pessoas possam desfrutar ou encontrar significado no trabalho que realizam, trabalhar sob o capitalismo mata a iniciativa individual e tenta transformar o pensamento e o sentimento do ser humano em escravos. Todos nós que trabalhamos estamos sendo roubados por uma classe dominante de parasitas.

Ninguém jamais deveria sentir qualquer obrigação para com seus chefes ou suas empresas, e não deveriam especialmente na crise atual. Os patrões não criam trabalho ou empregos, embora exista uma certa quantidade de trabalho que precisa ser feito para garantir que todos vivam bem e felizes. São esses trabalhos que realmente foram destacados nessa crise (ou seja, aqueles que agora são considerados “trabalhadores-chave”). Tudo que os patrões fazem é permitir a eles mesmos o direito de direcionar nosso trabalho e organizar a produção de uma maneira que eles lucrem, em vez de atender às necessidades das pessoas. Devemos revogar esse direito e assumir para nós mesmos a responsabilidade pela organização da produção e fazer então de uma maneira que garanta tanto pouco trabalho quanto muito benefício para toda a humanidade. Essa é a tarefa econômica e política que enfrenta a classe trabalhadora.

A única forma que podemos genuinamente nos defender dos abusos da classe dominante é nos organizar.

Junte-se a nós na luta.

Anarchist Communist Group (ACG)

Sábado, 23 de maio de 2020

Fonte: https://www.anarchistcommunism.org/2020/05/23/acg-statement-on-the-lockdown-and-its-easing/

Tradução > Brulego

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/04/27/reino-unido-o-guerreiro-boris-derrota-o-coronavirus/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/03/31/reino-unido-coranavirus-e-o-colapso-do-neoliberalismo/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/03/30/reino-unido-muitas-mortes-em-suas-maos-a-culpa-da-classe-dominante/

agência de notícias anarquistas-ana

Diamante. Vidraça.
Arisca, áspera asa risca
o ar. E brilha. E passa.

Guilherme de Almeida