[Alemanha] Resposta à declaração de guerra da cidade de Berlim contra anarquistas

Em 3 de junho de 2020, o judiciário abriu caminho para o despejo e a destruição da [okupa] Liebig34 com sua decisão. Ao fazê-lo, agiu como de costume, sem sua própria iniciativa e apenas como um instrumento de violência democrática. Seus clientes nas assembleias distritais e na Câmara dos Deputados seguem sem hesitação a agenda de uma cidade para os ricos, para a qual todo o resto deve ser eliminado. Eles se sentem legitimados pela participação de aproximadamente metade da população no ritual chamado eleição. Para reforçar suas fantasias de ordem e interesses econômicos, eles usam uma força policial que sempre tenta vender seu perfil extremista sexista e de direita como erros de funcionários públicos individuais, e que não precisam temer ataques raciais ou assassinatos.

Mas não são apenas os gerentes sobre a influência de cocaína que, junto com os políticos a portas fechadas, fazem da cidade um objeto de especulação. À lógica inerente ao sistema, segundo a qual os capitalistas buscam o maior lucro, é outro fenômeno adicionado, que coloca o maior obstáculo no caminho das perspectivas anarquistas. Através de décadas de propaganda neoliberal, terror consumista, chauvinismo social e a estruturação de uma ameaça externa, conhecida como “crise de refugiados”, os habitantes da cidade estão sendo treinados para promoção individual, segurança privada e guerras solitárias e egoístas. Uma olhada nos bairros renovados e recém-construídos mostra famílias em seus playgrounds privatizados ou jovens desenvolvedores de softwares em cafés modernos, todos em busca de suas felicidades individuais e em completa ignorância de seus ambientes.

Essa situação deve ser combatida e, para isso, precisamos de lugares que não caiam vítimas dessas restrições e normas, e que ofereçam um espaço para estruturas com as quais nem sempre temos que concordar completamente para defendê-las com violência.

Em algumas semanas, eleitores, políticos e administradores atacarão Liebig34 e sua vizinhança com métodos paramilitares, direta ou indiretamente, através da legitimação geral, tomando as casas das pessoas e as colocando nas ruas – na esperança de chegar um passo mais perto da dissolução do espaço anarquista. No distrito norte de Friedrichshain, Liebig34 e Rigaer94 são o ponto de partida de uma práxis ofensiva e autodeterminada fora das normas sociais e da normalidade do Estado. Se o milionário e proprietário Padovicz consegue outra casa para especulação isso não tem importância para a operação capitalista da cidade. No entanto, nesse bairro, entre outros, a questão da força e da propaganda que as lutas anarquistas, a partir da praça da vila, desenvolveram na última década, vem se cristalizando. O Senado e também o Ministro do Interior, Geisel, estão cientes dessa situação e, portanto, estão tentando lidar com o assunto de maneira discreta, sem um grande estrondo como o seu antecessor, Frank Henkel. Como seus antecessores, o atual comandante dos serviços de segurança também manobrou no beco sem saída da destruição planejada de um dos locais de resistência visível restantes.

Estamos combatendo essa estratégia com nossas alfinetadas, que receberão ampla resposta em solidariedade à Liebig34. Pois o espaço anarquista se estende não apenas aos projetos visíveis e às pessoas que os habitam ou os utilizam, mas também a muitas outras redes invisíveis que não podem suportar a imagem hipócrita de Berlim como uma cidade cosmopolita e próspera. O ataque anunciado do exército de policiais a Liebig34, cuja abordagem é única e com um conflito infeccioso, não é apenas visto por nós como o terror da gentrificação habitual, mas também como um ataque explícito ao caráter do edifício e como consequência da agitação fascista que vem recaindo sobre o pequeno número de quartos ocupados há anos.

Apesar de todas as críticas feitas contra os primeiros grupos no início dos anos 90, que responderam à repressão com uma abordagem de milícia de bairro, deve-se notar que certas classes e atores só entendem a linguagem na qual conversamos com eles no 8 de junho na Arkonaplatz em Mitte: quatro carros de luxo (Porsche, SUV e outros), os brinquedos caros da classe média que os cercavam, foram incendiados em resposta à sua declaração de guerra. Não são essas classes que podemos alcançar com chamadas para escapar do cassino e da concorrência. Mas são eles que assumem a responsabilidade, tomam sérias decisões e confiam nas políticas que prometem proteger sua propriedade.

No verão de 2016, ficou claro que quem votou em Henkel, colheu fogo, cacos de vidro e motins. Com quatro despejos planejados (Liebig34, Potse, Syndikat, Meuterei), há um aumento relacionado à inflação na quantidade de danos à clientela dos partidos no poder.

Autonomous Groups (Grupos Autônomos)

Fonte: https://de.indymedia.org/node/88395

Tradução > A. Padalecki

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/05/11/alemanha-beijos-e-abracos-para-o-liebig34/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/04/25/alemanha-liebig34-declaracao-da-sentenca-dia-30-de-abril-facamos-um-desastre/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/07/19/alemanha-berlim-a-luta-pelo-liebig34-vai-mais-longe/

agência de notícias anarquistas-ana

Se não tivessem voz
As garças desapareceriam
Sobre a neve da manhã

Sono-jo