[Espanha] Meritocracia

Penso que foi Einstein quem disse algo como, sem querer ser literal, já que a memória não é um dos meus pontos fortes, se os valores da nossa civilização fossem baseados no castigo ou recompensa, não deveríamos valer muito como espécie. Na verdade, não podemos concordar mais, se agimos apenas de uma certa maneira porque há um fator externo que nos determina, então a psicologia comportamental estava certa e não podemos presumir uma evolução excessiva. Com esta crise de saúde que estamos sofrendo atualmente, que levou o Estado a tomar medidas abertamente repressivas, podemos observar um exagero do que é o comportamento humano em tempos mais plácidos. Em outras palavras, por muito que insistamos nas pessoas que simplesmente ignoram a situação e continuam fazendo o que gostam, vamos chamá-las de “irresponsáveis”, pelo que vi, elas estão longe de ser maioria. Outros, provavelmente também uma minoria, perseverantes na sua atitude crítica e rebelde, e normalmente motivados por fatores que se supõe serem racionais e por valores que se presume serem os seus, vão mais fundo no que está acontecendo. Este último grupo, é claro, não pode ser ideologicamente homogêneo, mas para não nos alargarmos, vamos pensar que são pessoas que querem uma sociedade mais justa, livre, solidária e inteligente. Isso não é nada! No entanto, o grupo humano que constitui a maioria, e estando consciente de que caio no maior dos reducionismos, não se encontra em nenhum dos dois extremos anteriores.

A maior parte da nossa coletividade, talvez demasiado condicionada pela sua sobrevivência diária, permanece dentro da sombra mais cinzenta. Não somos justos se dissermos que, nesta crise, esta maioria se limita a obedecer à autoridade, já que até este último conceito é polissêmico e muito matizado. Digamos que eles agem mais ou menos razoavelmente, mais ou menos maldosamente, de acordo com as informações que recebem e as circunstâncias de que sofrem. Alguém também disse, pelo profundo desejo de progresso social, que uma grande parte da sociedade, mesmo em tempos melhores, tenderá sempre para o conservadorismo. Sem querer ser intelectualmente elitista, ou talvez de todo o coração, com esta maioria cinzenta e morna devemos sempre contar se acreditamos numa verdadeira transformação social e cultural. Esta crise pandêmica, certamente inigualável ao que a maioria tem vivido, vai exigir um repensar profundo dos nossos valores. Espero que haja muitas pessoas que os repensem. Estou muito sério, e estou muito preocupado, dado que ainda não mencionei o conceito que dá nome a este texto. Muitos questionarão se vivemos num sistema meritocrático, ou seja, em que os mais talentosos são aqueles que atingem o topo de um sistema hierárquico. Basta olhar para a maioria da classe dominante para ser mais do que claro que não é esse o caso; contudo, pelo menos nos campos político e econômico, o talento pode estar em habilidades que não são necessariamente intelectuais, muito menos morais.

No entanto, parafraseando Einstein, toda a nossa cultura está imbuída de algo semelhante à meritocracia, na crença de que os nossos esforços podem eventualmente ser recompensados. É claro que há muitas perguntas em tal asserção. Vamos assumir algo que não existe em nossa repulsiva sociedade de classes, e que pertence ao reino da utopia, que todos nós temos as mesmas circunstâncias pessoais e sociais, a mesma igualdade de oportunidades. Mesmo que fosse este o caso, esta retórica de talento e avanço social, esta insistência no paradigma da competitividade, é francamente rejeitada. Isto porque anula e distorce os valores mais profundos que compreendo para as sociedades humanas, o apoio mútuo e a solidariedade. E isto está sendo dito por alguém com zelo niilista, precisamente porque se pensa que não há valores imutáveis, mas que outros podem ser construídos e fortalecidos. Em qualquer caso, o esforço humano, que deve ser sempre levado em conta de uma forma ou de outra, pode simplesmente ser dirigido para um ou outro lado. Nossos desejos, valores e aspirações são motivados por um certo imaginário social, que pode ter uma característica ou outra, é claro que, entre esses traços, pode ser inconcebível prosperar socialmente ou dominar outros. Nós não temos grandes determinantes biológicos, muito menos metafísicos, mas temos certas condições racionais e morais que faríamos bem em promover. O desejo, que esta crise pandêmica apenas exacerbou, é de uma sociedade mais livre, mais solidária, mais descentralizada e racional, em contato com a realidade, onde todos possamos participar e decidir sobre as questões que nos afetam. Claro que incluímos aqueles que, até agora, estão apenas à espera de um castigo ou recompensa.

Juan Cáspar

Fonte: https://acracia.org/meritocracia/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Flauta,
cascata de pássaros
entornando cantos úmidos.

Yeda Prates Bernis