Forças de Defesa Popular do Curdistão: “Respondemos efetivamente aos ataques turcos”

Quarta-feira, 17 de junho de 2020

As Forças de Defesa Popular (HPG) do Curdistão responderam aos últimos ataques realizados pela Turquia na zona de Heftanin, em Bashur (Curdistão iraquiano), assim que Ancara lançara segunda-feira passada uma massiva operação na região.

Em um comunicado, as HPG expressaram que “qualquer que seja o nome destas operações de ocupação de terras, serão respondidas de maneira mais efetiva e o Estado turco ocupante receberá um duro golpe”.

“O exército turco ocupante levou a cabo uma operação de invasão na região de Heftanin nas áreas de defesa de Medya em 23 de Agosto de 2019” relembram as HPG. “Em 16 de Junho o exército turco lançou um novo ataque em Heftanin, que pode ser encarado como a continuidade dessa primeira operação”.

Na declaração, indicaram que “com o apoio de aviões não tripulados e helicópteros de ataque, os invasores golpearam esta região e despacharam soldados na colina Mártir Sipan, na área de Bektorya, na colina Mártir Berivan, na área Mártir Kendal e nas áreas Tepê Dupisk.

As HPG manifestam que “a República ocupante da Turquia está tratando de invadir lugares estratégicos nas defesas de Medya (nas montanhas de Oandil), seguindo o conceito de ocupação que está em curso. O Estado genocida fascista turco, cujo objetivo é ocupar o território do Curdistão, desde as áreas de defesa de Medya até o norte do Curdistão, receberá respostas de maneira efetiva, independente do nome que coloquem nessas invasões por terra”.

No comunicado também se informou que “em 15 de Junho, às nove da noite, os aviões de guerra invasores do exército turco bombardearam Derarê, na região de Metina”. “Em 17 de Junho entre 24h00 e 0h30, aeronaves de combate bombardearam a área de Desta Kafya, desde as Zonas de Defesa de Medya até a região de Garê. Não tivemos nenhuma baixa durante o bombardeio”, asseguraram.

As HPG também revelaram que “em 30 de Maio, o exército invasor turco lançou uma operação de ocupação no vale de Axyanis, na parte rural de Dersim, distrito de Oyacik. A operação continuou até 7 de Junho e levou a intensos enfrentamentos entre os invasores e nossas forças. Nossos companheiros Agir, Evil, Renas, Munzur, Gulan e Jiyanda, que lutaram ferozmente contra o inimigo durante oito dias, tornaram-se mártires. Os enfrentamentos causaram perdas significativas no inimigo”.

Na segunda passada, a Guerilla TV publicou imagens duma ação em que os guerrilheiros e guerrilheiras das HPG atacaram as forças turcas em Heftanin. A ação se desenrolou em 18 de Maio contra os soldados turcos baseados na colina Büyük Konferans.

Os ataques às posições e refúgios das forças turcas deixaram três soldados mortos e outros tantos feridos.

Fonte: http://kurdistanamericalatina.org/fuerzas-de-defensa-popular-de-kurdistan-responderemos-efectivamente-a-los-ataques-turcos/

Tradução > AnarcoSSA

agência de notícias anarquistas-ana

Árvore de inverno –
As poucas folhas escondem
o pio do pássaro

Alvaro Posselt