[Londrina-PR] Documentário “Coletivo Cancrocítrico – O Anti-Laranjas”

“O documentário conta a história de alguns sonhadores, que a partir da cultura Punk questionaram a realidade e buscaram uma vida diferente do que lhes era imposta”

S i n o p s e:

Uma história que começa na década de 80, onde várias coisas interessantes aconteceram… na música, na moda, no esporte, na política… Como o atentado ao Papa João Paulo II, Regan na presidência do imperialismo Americano, a Perestroika orquestrada por Gorbachev, a Guerra das Malvinas, a queda do muro de Berlim; no Brasil transição da ditadura para a Democracia (Diretas Já!), a morte de Tancredo Neves, o vice José Sarney vira Presidente, Plano Cruzado, Assassinato de Chico Mendes, Constituição de 1988 e termina com Collor de Melo assumindo a presidência do país. O documentário conta a história de alguns sonhadores, que a partir da cultura Punk questionaram a realidade e buscaram uma vida diferente do que lhes era imposta.. e assim sacudiram a conservadora cidade de Londrina, no Paraná.

O Coletivo Cancrocítrico foi fruto dessas ideias Punks que começaram a fervilhar na cidade. Ele surge com a proposta de realizar Protestos, Manifestações, Ações Diretas, Debates, Shows, etc e através de sua forma impressa organizar e divulgar essas ações. Esse material impresso é conhecido nos meios undergrounds como “Fanzine”, era como um “jornalzinho” fotocopiado em uma folha (frente e verso). Através da divulgação do mesmo, via correspondências, foram aumentando os contatos em todo país. O começo foi bem precário e limitado, mas a cada edição foram aprendendo, levando e recebendo muita informação e assim fazendo diferença na vida de muita gente.

O documentário se propõe a contar um pouco dessa história e foi feito com base na filosofia aprendida em anos de cena underground, o “Faça você mesmo”, que permeou a vida do Cofundador do Coletivo Cancrocítrico Luis Eduardo F. da Silva, mais conhecido no meio como Cientista, responsável por essa produção. A produção começou em 2013 e foi um grande resgate de material e procura por pessoas que se dispusessem a dar o seu depoimento. Numa época em que uma foto era algo bem mais difícil de tirar e de se guardar (bem diferente de hoje) foi preciso garimpar os arquivos pessoais de muita gente. Também foram necessárias várias viagens para colher alguns depoimentos, além de muito trabalho de edição de vídeo. Mas o resultado foi além do esperado, um registro histórico do protagonismo de alguns jovens londrinenses e uma lição de como os sonhos podem mudar a vida das pessoas.

Produção LAB REC (De 2013 a 2019)

Pesquisa, Filmagem, Direção, Edição: Luis Eduardo (Cientista)

Montagem e Finalização: Alessandro Sachetti

Contato: selolabrec@gmail.com

labrec.blogspot.com

>> Para assistir (1:55:10) clique no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=LLLXmqcyhAk&list=PLeL0XyDGO30_YVjWiX2-w-yAuqRudDWbN

agência de notícias anarquistas-ana

Os trigais maduros…
Escassas lanças doiradas
na guerra da fome.

Evandro Moreira