[Espanha] Tirar os fascistas de nossas fábricas

O anúncio do partido de extrema-direita Vox de que está considerando a criação de um sindicato não deve passar despercebido se não quisermos que aconteça o mesmo que na Alemanha.

Por Pedro Luna Antúnez | 08/07/2020

“O gênio não está mais na garrafa”, disse Simon Kaupert, secretário de comunicações do sindicato de extrema-direita Zentrum Automobil. Estamos agora em maio de 2018 e as eleições sindicais estão sendo realizadas na Alemanha para escolher a composição de mais de 28.000 conselhos de trabalhadores em todo o país. A Zentrum Automobil, um sindicato fundado em 2009 como o braço sindical do partido neonazista Alternativa para a Alemanha (AfD), conseguiu representação em sete conselhos de empresas do setor automotivo como BMW, Porsche, Opel, Siemens ou Daimler Mercedes-Benz com mais de 10% dos votos em algumas dessas empresas.

Na fábrica da Daimler em Stuttgart, a Zentrum Automobil ganhou seis delegados para o conselho de trabalhadores, tornando-a um dos locais de trabalho com maior presença sindical da extrema-direita. Oliver Hilburger é um dos delegados de direita da Daimler. Conhecido na Alemanha como um ativista de extrema-direita e guitarrista do grupo musical neonazista Noie Werte, ele foi um dos fundadores da Zentrum Automobil e é hoje um dos líderes mais visíveis do sindicato.

Em um país de longa tradição e filiação sindical, a extrema-direita se infiltrou furtivamente nos locais de trabalho da indústria automobilística, uma das locomotivas produtivas da Alemanha. Com um discurso muito tático ─ ao contrário da frente política, eles tentam evitar declarações abertamente xenófobas─, o sindicalismo de extrema-direita se concentra em denunciar os efeitos da globalização econômica, posicionando-se como uma alternativa patriótica ao “establishment” dos sindicatos socialdemocratas agrupados na todo-poderosa Federação Sindical Alemã (DGB) que filia mais de seis milhões de trabalhadores alemães.

Mesmo se fora do setor automotivo a presença do sindicalismo de ultradireita ainda é muito minoritária e quase testemunhal, a entrada da Zentrum Automobil nas fábricas e conselhos de empresa da indústria mais importante da Alemanha não pode ser ignorada ou negligenciada. Porque estabelece um precedente que poderia ser estendido a outros setores de trabalho e porque vem em um momento de transição e reestruturação da economia mundial.

É POSSÍVEL UM VOX SINDICAL?

Somente o Vox poderia anunciar a criação de um sindicato impulsionado pelo próprio partido que “não estará a serviço de nenhum partido político ou causa ideológica”. Contradições à parte, o anúncio da formação de extrema-direita não deve passar despercebido se não queremos que aconteça a mesma coisa que na Alemanha. E as semelhanças começam com o próprio discurso. Santiago Abascal declarou em um comício na Galiza a necessidade de criar um sindicato que não esteja “a serviço da esquerda e de seus interesses globalistas”. Este discurso nos lembra de alguma coisa? Na verdade, é uma cópia dos ataques da Zentrum Automobil à esquerda e à globalização da economia, sendo esta última denunciada de forma vaga e confusa, não tanto pela exploração do trabalho que gera, mas porque está associada à internacionalização do trabalho em detrimento da soberania dos Estados.

O Vox procura neutralizar o peso das organizações sindicais nas empresas e quebrar greves no local de trabalho e nas ruas durante a crise econômica da Covid-19

Outra semelhança é, sem dúvida, sua rejeição ao sindicalismo de classe e a denúncia populista dos subsídios que os sindicatos de esquerda recebem do Estado. Este é um discurso que procura confrontar o chamado “estabelecimento” dos sindicatos majoritários, mas com um objetivo final que não é outro senão o de desmantelar todas as estruturas e organização sindical de classe nas empresas.

Na realidade, o Vox não aspira a criar um sindicato. Seu desejo é contrabalançar o peso das organizações sindicais nas empresas e quebrar greves no local de trabalho e nas ruas em um momento em que os conflitos trabalhistas estão se aproximando por causa do colapso da economia devido à Covid-19. Entretanto, e em uma demonstração de farisaísmo político, Santiago Abascal falou da criação de um “sindicato para a defesa dos direitos trabalhistas dos trabalhadores que não se ajoelha diante dos poderosos”. Um partido que nasceu dos poderosos precisamente para enfraquecer os direitos trabalhistas da classe trabalhadora. Um partido que propôs em seu programa eleitoral a demissão gratuita e a redução dos gastos sociais. Um partido que foi o único que votou contra a Renda Mínima Vital para as famílias mais vulneráveis e que votou contra a proibição das empresas de demitir trabalhadores durante o Estado de Alerta. Um partido que se manifestou contra o desemprego em setores não essenciais da economia nas semanas mais duras do confinamento, quando mais de 900 pessoas morriam diariamente devido ao vírus. E um partido que mais uma vez votou sozinho contra a revogação da demissão por licença médica e, é claro, a revogação da reforma trabalhista do Partido do Povo. Este é o partido que anunciou a criação de um sindicato sob esta tapeçaria de populismo e proximidade com os trabalhadores.

O neoliberalismo selvagem pregado pelo Vox significa que mais do que um sindicato, ele procura alcançar a classe trabalhadora como um possível campo de pesca para os votos, por um lado, e como uma força de choque para os patrões, por outro. Em outras palavras, em primeiro lugar, temos o partido dos líderes com sobrenomes compostos pela aristocracia fixando seu olhar na classe trabalhadora em um processo de lepenização de seu discurso.

Não foi por nada que eles se manifestaram nas últimas semanas contra a desindustrialização da economia e uma delegação do Vox chegou até a aparecer em um dos comícios dos trabalhadores da Nissan. A resposta unânime do conselho de trabalho e dos trabalhadores da Nissan foi de rejeitar a presença do partido de ultradireita. Em segundo lugar, o Vox pretende combater os sindicatos de classe. A este respeito, e colmatando a lacuna histórica e tática, sua referência talvez seja mais os “sindicatos livres” e o pistoleirismo dos patrões na Barcelona dos anos 1920 criado para responder com violência e assassinato ante a força do movimento operário catalão.

O Vox seria a atualização dos “sindicatos livres” no século 21. Por esta razão, talvez tenha mais semelhança com o pistolerismo dos anos 20 do que com o sindicalismo nacional da Castela agrária dos anos 30 ou com o sindicalismo falangista que participou da criação não só dos sindicatos verticais de Franco, mas posteriormente da oposição sindical a esse mesmo modelo, embora seja óbvio que recupera parte desse discurso, especialmente o que se refere à fraternidade entre empregadores e classe trabalhadora. Para nos entender, Santiago Abascal, desprovido dessa retórica anticapitalista do falangismo, não é Ceferino Maestú, um velho falangista que, desiludido com o sindicalismo vertical e sem renunciar à sua ideologia, acabou sendo um dos fundadores do CC OO [Comissões Obreiras]. O modelo sindicalista do Vox nos lembra mais Francisco Aizcorbe, um jornalista e advogado carlista que fundou os “sindicatos livres” e que acabou recebendo o título de Marquês de Zugarramurdi pela ditadura de Franco.

O Vox é um monstro criado por interesses comerciais e impulsionado, não menos importante, pela mídia que transmite seu discurso em debates políticos na televisão em horário nobre e em reportagens publicitárias dedicadas a seus líderes em programas de televisão matinais como o Espejo Público. Criar um sindicato e tê-lo presente no local de trabalho é outra história, mesmo que tenhamos os meios e recursos econômicos para fazê-lo. Não é o mesmo na arena política concorrer a um cargo em um círculo eleitoral provincial ou concorrer a um cargo nas eleições municipais que concorrer a um cargo nas eleições sindicais. Requer uma certa estrutura organizacional, afiliação, conhecimento do mundo do trabalho e do sindicato e, acima de tudo, precisa de um grupo de trabalhadores em cada uma das empresas que estejam dispostos a se levantar e se apresentar como candidatos a um sindicato que estará inevitavelmente associado ao franquismo e à extrema-direita. E embora seja verdade que o Vox se estabeleceu como um partido político tanto no nível social quanto eleitoral, não é menos verdade que um processo de consolidação no local de trabalho tem fatores condicionantes mais específicos e estruturais do que meras circunstâncias políticas.

No entanto, a entrada de um sindicato fundado em 2009 como Zentrum Automobile nos conselhos de empresa de grandes multinacionais automotivas na Alemanha também mostra que não podemos descartar o perigo na Espanha. O mercado de trabalho na Espanha, que é amplamente estruturado por pequenas e médias empresas nas quais o caciquismo empresarial rege, poderia ser um terreno fértil para a chegada dos sindicatos de extrema-direita, especialmente em certos setores econômicos.

Por outro lado, não podemos ignorar o fato de que o discurso contra os subsídios ou os combatentes da liberdade sindical penetrou em certos setores da classe trabalhadora. E o braço sindical do Vox, sem dúvida, tirará proveito disso. Longe de frivolizar ou brincar com o anúncio de um sindicato do Vox, isto é algo que deveria nos preocupar. Nos esperam momentos de lutas trabalhistas no cenário econômico pós-Covid e precisaremos da unidade da classe trabalhadora. Se não queremos fascistas em nossos bairros, também não os queremos em nossas fábricas e locais de trabalho.

Fonte: https://www.elsaltodiario.com/opinion/pedro-luna-sindicato-vox-fuera-fascistas-nuestras-fabricas

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

livro aberto gelado
o norte geme no vento
sobre a página branca

Lisa Carducci