[Chile] “Influir nos processos que excedem as quatro paredes de nosso isolamento voluntário”

Nos autoconvocamos para nos encontrarmos e construirmos novas cumplicidades e alianças entre companheires, dialogarmos e debatermos sobre nossa história e nosso contexto para analisar e propor de maneira coletiva novas perguntas e novos espaços de diálogo interno e com nossas comunidades territoriais e políticas.

Experimentamos a necessidade comum de nos reconhecermos entre anarquistas para dialogar, debater e imaginar propostas que se construam a partir de horizontes éticos coletivos e situados.

Nos parece vital a construção de reflexões autocríticas que sirvam para nossas próprias aprendizagens como anarquistas, entendendo-se como partícipes de uma coletividade histórica que cometeu erros e que caiu em algumas armadilhas. A primeira delas, é o ensimesmamento político ao qual nos havíamos relegado nos últimos anos. Para isso, requeremos transformar nossas relações e críticas para o restante da população e potencializar alianças cúmplices que nos permitam imaginar horizontes em comum em nossos territórios desde perspectivas descolonizadoras e antipatriarcais, ou seja, profundamente antiautoritárias. Necessitamos nutrir debates internos para que nos levem a aprofundar em nossas ideias/práticas e em nossos vínculos, permitindo-nos colaborar e influir nos processos que excedem as quatro paredes de nosso isolamento voluntário, e assim encher de vida e ar fresco também os nossos espaços e projetos entre anarquistas.

Participando nas assembleias territoriais e outros espaços de organização horizontal, autônomas e de controle territorial, sendo parte ativa de espaços sociais de encontro comunitário e/ou estar presente em iniciativas gestadas desde baixo para compartilhar lógicas horizontais e federativas não estatais, enchendo de significado e conteúdo as expressões de solidariedade e ação direta ou de violência para com as estruturas de dominação e/ou a recuperação coletivizante de bens, espaços e territórios.

Estamos olhando o presente e o que vem para empurrar os limites mais além e colaborar na quebra total de um sistema hierárquico, autoritário e extrativista, para diminuir a via ao patriarcado, ao Estado, ao capital e a todo opressor.

O convite fica aberto…

Assembleia Anarquista Valparaíso

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

ventania lá fora
uma mosca no rosto
lívido da vidraça

Rogério Martins