[Itália] Paolo Finzi morreu, a memória dos anarquistas de Milão dos Anos de chumbo

Ele tinha 68 anos, foi atropelado voluntariamente por um trem em Forli na segunda-feira (20/07) à tarde. Em 68 ele entrou no círculo da Ponte della Ghisolfa, da qual Giuseppe Pinelli também era membro. Em dezembro de 1969, ele foi o anarquista mais jovem relacionado ao massacre da Piazza Fontana.

Por Massimo Pisa | 21/07/2020

Ele escolheu ir onde e como queria, libertário até o fim, mesmo na decisão de acabar com isso após uma longa depressão e problemas de saúde, mesmo em sua família, o que enfraqueceu sua alma e dobrou sua sensibilidade. Esta última, e a memória, sempre foi a parte predominante da ação e produção de Paolo Finzi, milanês de 68 anos, anarquista militante desde a adolescência e depois muitas outras coisas: a Cruz Negra – a sociedade de ajuda mútua que também ajudou os ativistas na prisão – a fundação da A/Rivista Anarchica que ele dirigiu durante muito tempo, rejeitando o rótulo e o próprio conceito de diretor, a amizade política e musical com Fabrizio De André da qual foi incansável promotor, o compromisso com a Fundação Gaber em Rosignano, o testemunho de uma temporada irrepetível. Finzi morreu na segunda-feira à tarde, atropelado por um trem a poucos quilômetros da estação de Forlì, onde ele havia ido para mais uma iniciativa cultural. O motorista disse a Polfer que viu um homem se atirar voluntariamente do aterro para as pistas, sem poder frear. Ele não deixou nenhuma mensagem.

Seu batismo pelo fogo o teve, assim como toda a sua geração, na noite de 12 de dezembro de 1969. Ele acabou em razão do massacre na Piazza Fontana, como muitos anarquistas, na sede da polícia, na grande sala do quarto andar do Escritório Político junto com Giuseppe Pinelli, Sergio Ardau e muitos outros militantes da Ponte della Ghisolfa e do Scaldasole (aquecedor solar). Ele tinha apenas 18 anos, Paolo Finzi, frequentou a terceira escola secundária de Carducci em Milão e naquele dia estava na cama com gripe, como milhões de outros italianos naquela época. Por esta razão, ele foi liberado, ao contrário do ferroviário de 41 anos que morreu três noites depois.

Finzi apareceu uma semana depois perante o juiz Ugo Paolillo, para dar seu testemunho sobre o fim de Pinelli. Todos os outros – sobre a inocência do operador da estação Garibaldi e sobre a de Pietro Valpreda, sobre a morte do anarquista Pisan Franco Serantini (o “subversivo” contado por Corrado Stajano) e sobre a violência política de uma década de mortes do Estado – Paolo Finzi gritou com ela na praça e escreveu sua carta. Naquela revista semanal, “A”, bem descrita como “a primeira das revistas do alfabeto”, era uma trincheira intelectual para aquele universo anarquista que tinha que se defender da infâmia do massacre.

A amizade com “Faber” veio mais tarde, ela extraiu suas sementes dos sentimentos anarquistas de De André cantados principalmente em Estória de um escrivão em 1973, mas cresceu como uma paixão intelectual, lúdica e humana. Sobre o mestre da canção genovesa, Finzi editou especiais e documentários, coleções e noites de divulgação e contação de histórias. Os mesmos que, durante décadas, ele manteve sobre os massacres do Estado e as injustiças sofridas por seus companheiros militantes. Ele também o fez no cinquentenário da Piazza Fontana, com alguma conotação polêmica que envenenou o debate dentro da própria comunidade anarquista. Em seguida, a doença. E a decisão de partir, noticiada por muitos na web, começando por Silvia e Claudia Pinelli, as filhas do ferroviário, “18ª vítima do massacre”, que o tiveram como amigo e companheiro de viagem.

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/07/22/italia-um-homem-um-anarquista/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/07/21/paolo-finzi-se-suicidou-na-italia/

agência de notícias anarquistas-ana

conversa de adultos
debaixo da mesa
adormeço entre brinquedos

João Angelo Salvadori