Por Rede de Mídia Classista – RJ
Como uma forma de auto-organização e resistência, e movidos pelos princípios do apoio mútuo e da solidariedade, os Entregadores Antifascista do Rio de Janeiro lançaram uma cooperativa de entregas, a Despatronados.
As condições de trabalho dos entregadores e entregadoras são marcadas pela extrema precarização e exploração. Com jornada de trabalho exaustiva, baixos rendimentos e nenhuma seguridade, seja em caso de acidente, doença ou qualquer outra impossibilidade de trabalhar.
Se a vida dos entregadores e entregadoras é de muito trabalho e pouco salário, as empresas de aplicativo estão entre as mais lucrativas do mundo. Lucros que aumentaram significativamente no período da pandemia, pois aumentaram em muito os pedidos de entrega.
O aumento dos lucros não foi acompanhado do aumento das tarifas e das condições de trabalho para entregadoras e entregadores. Por isso, os Entregadores Antifascista do Rio elaboraram essa proposta de uma cooperativa para a autogestão do trabalho como resistência contra a exploração.
Convidamo todos trabalhadores e trabalhadoras do Rio de Janeiro para apoiar a cooperativa de Entregas Despatronados. Cooperrativismo e solidariedade de classe contra a exploração!
>> Mais infos da cooperativa de entregas Despatronados:
https://despatronados.wixsite.com/cooperativa
Fonte: https://lutafob.wordpress.com/2020/07/23/cooperativa_despatronados/
agência de notícias anarquistas-ana
manhã
me ilumino
de imensidão
Giuseppe Ungaretti
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…