Entregadores Antifascistas do Rio de Janeiro Organizam Cooperativa!

Por Rede de Mídia Classista – RJ

Como uma forma de auto-organização e resistência, e movidos pelos princípios do apoio mútuo e da solidariedade, os Entregadores Antifascista do Rio de Janeiro lançaram uma cooperativa de entregas, a Despatronados.

As condições de trabalho dos entregadores e entregadoras são marcadas pela extrema precarização e exploração. Com jornada de trabalho exaustiva, baixos rendimentos e nenhuma seguridade, seja em caso de acidente, doença ou qualquer outra impossibilidade de trabalhar.

Se a vida dos entregadores e entregadoras é de muito trabalho e pouco salário, as empresas de aplicativo estão entre as mais lucrativas do mundo. Lucros que aumentaram significativamente no período da pandemia, pois aumentaram em muito os pedidos de entrega.

O aumento dos lucros não foi acompanhado do aumento das tarifas e das condições de trabalho para entregadoras e entregadores. Por isso, os Entregadores Antifascista do Rio elaboraram essa proposta de uma cooperativa para a autogestão do trabalho como resistência contra a exploração.

Convidamo todos trabalhadores e trabalhadoras do Rio de Janeiro para apoiar a cooperativa de Entregas Despatronados. Cooperrativismo e solidariedade de classe contra a exploração!

>> Mais infos da cooperativa de entregas Despatronados:

https://despatronados.wixsite.com/cooperativa

Fonte: https://lutafob.wordpress.com/2020/07/23/cooperativa_despatronados/

agência de notícias anarquistas-ana

manhã
me ilumino
de imensidão

Giuseppe Ungaretti