[França-Bélgica] Vídeo | Uma morte na prisão, uma saudação nazi na polícia

Não é apenas na França que a polícia pode ser caracterizada por seu sadismo, sua violência e sua inclinação para a extrema direita. Na Bélgica, um caso terrível ressurge.

Em 24 de fevereiro de 2018, Jozef Chovanec, de nacionalidade eslovaca, foi preso no aeroporto de Charleroi por um comportamento considerado como “agitado”. Ele foi levado sob custódia. Poucas horas depois, foi declarado morto por “parada cardíaca”. Enquanto ele estava em crise em sua cela, vários policiais sentaram-se sobre ele por 18 minutos. Enquanto ele morria, os policiais presentes dançavam e riam, como comprovam as câmeras de vigilância (link do vídeo abaixo).

Ainda mais nojento, durante a asfixia desse homem, uma policial fez uma saudação nazista no meio da cela. Uma prisão, uma morte e uma saudação a Hitler de oficiais juramentados.

Desde 2018, nenhuma sanção foi aplicada à policial. Internamente, quase nada mudou. Henrieta Chovancová, esposa do falecido, luta há dois anos para exigir justiça. Segundo ela, seu marido foi morto “em circunstâncias semelhantes às de Georges Floyd”. Foi por isso que ela revelou as terríveis imagens da tragédia que a mídia e as autoridades estão quebrando o silêncio. Segundo a imprensa, “a alta hierarquia da Polícia Federal não tinha conhecimento, segundo ela”.

Como se o caso já não fosse horrendo o suficiente, a polícia belga divulga imagens fora do contexto e explica que “se tratava de uma colega muito jovem…”. Como se isso pudesse justificar os fatos. Não podemos deixar de traçar paralelos com a situação francesa e os representantes da polícia que justificam longamente as piores atrocidades.

>> Vídeo (01:20):

https://www.youtube.com/watch?v=MKoFm5qg43k

Nantes Révoltée

Tradução > Estrela

agência de notícias anarquistas-ana

café maduro
os galhos carregados
apontam pro chão

 Severino José