[México] Covid e vacinas transgênicas

Por Silvia Ribeiro | 20/09/2020

A persistência da pandemia de Covid-19 desencadeou uma corrida desenfreada por uma vacina, a mais estreita das abordagens. As epidemias são sempre um momento de recrudescimento da voraz indústria farmacêutica, hiper-concentrada em 20 grandes multinacionais que controlam a maior parte do mercado global e não estão interessadas na saúde, mas em seus lucros (https://tinyurl.com/y67zqdx2).

Elas estão aproveitando a oportunidade que os governos, instados a encontrar uma saída rápida para o estado de crise pandêmica e cansaço populacional, estão dispostos a fornecer-lhes enormes recursos públicos – dinheiro, conhecimento e instalações públicas – e a flexibilizar os regulamentos e a avaliação da segurança das vacinas.

Vacinas altamente experimentais, a maioria delas transgênicas, estão sendo desenvolvidas em ritmo acelerado, com mecanismos de ação em nossos corpos sobre os quais existem grandes incertezas e muitos riscos. Para as multinacionais, é uma bonança incomum poder experimentar em massa, com cobertura pública e dinheiro, tecnologias semelhantes às terapias genéticas em humanos, cuja pesquisa foi restringida depois de causar sérios danos e até mesmo a morte no início (https://tinyurl.com/yyy25o6y).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, desde 9 de setembro havia 35 vacinas para Covid-19 em estudos clínicos (na fase um a três ensaios em humanos) e 145 em estudos pré-clínicos. Dos primeiros 35 em testes, 17 são baseados em técnicas de engenharia genética não testadas anteriormente em humanos. Estas vacinas transgênicas adotaram principalmente três abordagens: uma que usa um plasmídeo (pequena molécula circular de DNA) como vetor para introduzir DNA em nossas células, uma segunda que introduz RNA diretamente nas células, e uma terceira que introduz DNA através de um vírus, que por sua vez é geneticamente modificado para que não se possa replicar.

As vacinas convencionais são baseadas na inserção de um vírus morto ou atenuado (que supostamente não infecta), o que causa uma reação do sistema imunológico, que então aprende a reconhecer este tipo de vírus e previne infecções futuras. As vacinas transgênicas, por outro lado, introduzem DNA ou RNA estrangeiro em nossos corpos, onde codificam para criar uma proteína semelhante às do SARS-CoV2, utilizando nossos próprios recursos celulares, por exemplo, para criar uma proteína S ou espiga (os espinhos que formam uma coroa no vírus). Se isto funcionar, seria reconhecido como estranho por nosso sistema imunológico, o que produziria anticorpos para evitar mais infecções.

A forma de ação destas vacinas nos torna realmente transgênicos, pelo menos temporariamente, porque não é uma proteína estrangeira à qual nosso sistema reage (como as vacinas anteriores), mas manipula nosso corpo para criar o suposto inimigo a atacar.

No terceiro grupo de vacinas transgênicas (vetores virais não replicantes) estão, entre outras, as da Johnson and Johnson (Estados Unidos), CanSino Biologics da China e Sputnik V da Rússia, com as quais o México se comprometeu a fornecer voluntários para a experimentação em humanos na fase três.

Também baseada nesta técnica está a vacina em desenvolvimento da AstraZeneca, em cuja produção em massa participarão Argentina e México, financiada em parte pela Fundação Carlos Slim. O governo mexicano também concordou em participar de ensaios da fase três com a Walvax, chinesa, que está desenvolvendo uma vacina transgênica baseada em ARN, e com a empresa Sanofi-Pasteur, que está desenvolvendo outro tipo de vacina, baseada na introdução de pequenos pedaços (subunidades) de proteína.

De acordo com especialistas em vacinas e biólogos moleculares, existem sérios riscos com estes produtos transgênicos. Por exemplo, quando o DNA ou RNA é introduzido em nossas células para criar a proteína S, não está claro como a produção desse antígeno será interrompida ou que efeito a presença contínua do DNA/RNA sintético terá sobre as células, que, no caso das células de DNA, vem com um promotor de genes muito ativo.

Também não está claro quais células serão afetadas, além dos alvos, se as proteínas ou DNA introduzidos entrarem no sistema circulatório e atingirem outros órgãos. Os receptores ACE2, que são os que permitem que as proteínas S entrem nas células, existem nos rins, pulmões e testículos, o que poderia levar a severas respostas inflamatórias, reações autoimunes ou outros efeitos desconhecidos.

Em experimentos com animais, este tipo de vacina transgênica produziu processos inflamatórios graves e o que eles chamam de resposta paradoxal: o organismo ataca outros vírus presentes em nosso corpo (todos os seres vivos vivem naturalmente com vírus e bactérias), produzindo inflamação e outros sintomas prejudiciais.

Os tempos de avaliação das vacinas que estão sendo administradas não contemplam a apreciação de mais do que riscos a curto prazo, mas reações adversas podem surgir mais tarde, portanto os processos de aprovação das vacinas levam vários anos, que não são considerados agora.

Ao mesmo tempo, nenhuma ação está sendo tomada para mudar as causas das pandemias – do sistema agroindustrial de alimentos à destruição da biodiversidade (https://tinyurl.com/ycfcksva) – embora haja múltiplas advertências de que outras pandemias estão a caminho. Parece ser o maior experimento transgênico em massa em humanos e aqueles que vencerão são as multinacionais farmacêuticas, que se beneficiam das causas e da continuação das pandemias.

Fonte: https://www.briega.org/es/opinion/covid-vacunas-transgenicas

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

o rio ondulando
a figueira frondosa
no espelho da água.

Alaor Chaves