[Chile] Chuchunco City: Boletim da Assembleia Libertária Chuchunco #2, Setembro 2020

Editorial: A luta continua. Desconfinamento e volta dos protestos

O governo faz muito tempo que sucumbe em incoerências e falsidades. Todas as suas ações são mostra disso. O péssimo manejo da pandemia, sua negligência em cuidar da população, a importância que dão à economia, a repressão aos protestos sociais, o encarceramento de nossas companheiras e companheiros da revolta, a justiça patriarcal e nossas miseráveis condições de existência, dão mostra de que estamos submetidos às garras do capitalismo mundial, do Estado patriarcal e da mente podre dos que dizem que nos governam. Sebastián Piñera é só uma parte da totalidade e sua renúncia não resolveria de nenhuma maneira o problema de raiz. Desde o anarquismo e da organização territorial, sustentamos que é só através da ação direta que resolveremos nossos problemas, nossas necessidades e recuperaremos nossas vidas. A luta é de grande fôlego, e portanto, o plebiscito que virá em outubro não nos contenta nem nos tranquiliza. Consideramos que é fundamental projetar uma luta que vá mais além da aprovação ou o rechaço e que não se detenha até alcançar a completa destruição da autoridade que nos submete. Nesse sentido, não podemos esquecer os mutilados, os assassinados, as violações da FE (Forças Especiais) e FA (Forças Armadas), assim como tampouco podemos esquecer nossos companheires prisioneiros da revolta. Embora uma nova constituição possa garantir melhores condições em alguns aspectos de nossas vidas, de nenhuma maneira garantirá a liberação de nossos companheires, nem tampouco nos trará de volta os que morreram em todos estes meses de revolta.

O retorno às ruas é algo que se sente. Em diversos lugares do país se começa a levantar barricadas e retomar os enfrentamentos com a polícia. Isto o vemos claramente como um sintoma de descontentamento que o Covid-19 não conseguiu apaziguar. A fenda histórica e existencial aberta pela revolta de 18 de outubro é demasiado profunda para que os distúrbios se acalmem. Devemos nos manter firmes. A luta continua.

Este boletim número 2 da Assembleia Libertária Chuchunco contêm reflexões antiautoritárias, poesia, desenhos e muito carinho:

• Chuchunco, terra de bandidos?

• Do trabalho à cozinha: Trabalhos domésticos, quarentena e patriarcado

• Reflexões sobre a pandemia e a revolta (Parte 2)

• Poema Jaleo e Jaurías

• Ilustrações

Sinta-se livre de lê-lo, difundi-lo, criticá-lo, conversar e compartir. Nada pior que as palavras ficarem estancadas.

Assembleia Libertária Chuchunco

Valle del Mapocho [Est. Central, Santiago]

Primavera, 2020

>> Para ler-baixar, clique aqui:

 https://lapeste.org/wp-content/uploads/2020/09/boletin_02_alch_web.pdf

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/07/24/chile-chuchunco-city-boletim-da-asamblea-libertaria-chuchunco-1-julho-2020/

agência de notícias anarquistas-ana

Abre o camponês
sulcos de arado na terra:
no seu rosto rugas.

Anibal Beça