[Grécia] De Ocupação a Ocupação, de Acampamento a Acampamento, eles estão nos sufocando: um alerta.

A luta continua. Ontem (26/09), no nosso aniversário, acordamos com a péssima notícia do despejo de ‘FILOLAOU 99’. No entanto, comemoramos por estarmos de volta mais fortes a partir de hoje. A recente expulsão da ocupação ‘ROSA NERA’ em Chania, bem como a expulsão da ‘TERRA INCOGNITA’ e as operações em curso da polícia contra a reconstrução da ‘LIBERTATIA’ (uma ocupação que foi incendiada por fascistas em janeiro de 2018 – ambas em Tessalônica) são alarmantes. Da mesma forma, a acelerada transformação dos chamados ‘campos de refugiados’ em centros de detenção está nos enfurecendo (continuaremos falando apenas sobre campos de concentração). Moria está totalmente queimada e está literalmente esquentando a situação. Mas nenhuma boa direção é apontada. Nossos companheiros em movimentos e em fuga estão sob ataque. Mas toda a sociedade está sendo sufocada – não pelo vírus corona, mas pelo Estado-Nação capitalista.

Com este comunicado chamamos nossos amigos e familiares, nossos vizinhos e colegas, nosso povo solidário e nossos companheiros de luta aqui e no mundo inteiro a não mais hesitar, mas agir imediatamente. A janela para ação está se fechando rapidamente. O totalitarismo já está esperando ao virar da esquina em todo o mundo. Respirem. Aproveitem o momento e unam-se à resistência.

Os ataques a projetos de vida auto-organizados, autodeterminados e insurgentes assim como as ocupações estão se aproximando. As expulsões de ocupações são apenas os eventos mais visíveis da guerra que o governo declarou ao movimento anarquista. O aumento da repressão aparece como campanhas de ódio na mídia, processos políticos e absoluta violência policial. Ainda mais agressiva é a guerra contra os refugiados: bodes expiatórios para tudo, excluídos das necessidades básicas, privados de todos os seus ‘direitos’ e encarcerados em condições desumanas ou despejados para se tornarem sem teto. E ainda assim tantos edifícios abandonados existem.

Desta vez, não pedimos solidariedade para nossa casa e projeto: a ocupação para refugiados e imigrantes NOTARA 26. Percebemos essa ameaça de forma muito mais geral. No lugar das liberdades civis, diversidade cultural e alteridade, eles colocaram a opressão autoritária, o consumismo nacionalista e o conformismo. Para ser honesto, temos a impressão de que muitas pessoas parecem não estar cientes dessa situação. Muita interação em realidades virtuais e muito poucas ações nas ruas.

Nossa luta continua e nunca desistiremos. Não seremos intimidados. Mas reconhecemos uma mudança climática social. O retrocesso ao discurso e à política racista e nacionalista, a chocante aceitação da discriminação, da obediência, do conformismo, das alegadas decisões sem alternativas, e da falta de oposição antagônica, mesmo de movimentos sociais e da contra-cultura. Os sinais dos tempos são turvos – temos que admitir isso. Ainda encontramos nossa aspiração nas revoltas do Chile ou da França, nos motins do Black Lives Matter, na luta contra projetos de grande escala de extração, transporte ou turismo e na nova onda global de organizações feministas.

Nós, os sonhadores, sempre movidos pelo desejo de entrar em território desconhecido semeando rosas negras e fundando paraísos piratas, estamos longe de construir mundos e vidas melhores. Estamos em uma batalha defensiva na qual estão em jogo conquistas de séculos de lutas emancipatórias.

Precisamos que todos vocês se tornem todos nós.

A Assembleia da Ocupação para Refugiados e Imigrantes Notara 26, Atenas 26.09.2020

Tradução > A. Padalecki

agência de notícias anarquistas-ana

Acorda, acorda!
Vem ser minha amiga,
Borboleta que dorme!

Bashô