[Espanha] CNT denuncia o colapso dos serviços sociais da Prefeitura de Córdoba

A partir da seção sindical da CNT na Prefeitura queremos ressaltar o impacto que a digitalização dos processos administrativos e serviços municipais está tendo se a tecnologia não for adaptada às necessidades dos cidadãos em sua relação com a administração. É verdade que a digitalização pode eliminar o tempo de espera e reduzir a pesada burocracia, mas também é verdade que esta transformação deve ser feita gradualmente e com os recursos necessários para que ela cubra as necessidades das pessoas que, por diferentes razões, acham impossível relacionar-se com a administração através de novas tecnologias.

As políticas de digitalização levaram a uma falta de recursos humanos e técnicos (além do desmantelamento progressivo dos serviços públicos), tornando impossível o acesso das pessoas com menos recursos e treinamento aos procedimentos administrativos

Especificamente na cidade de Córdoba, a situação só piorou consideravelmente com a atual pandemia da COVID-19. A fórmula que foi originalmente estabelecida para o Escritório de Assistência ao Registro era disponibilizar um número de telefone e uma página da web para os cidadãos. Mas em vez de expandir os recursos, e levando em conta as circunstâncias especiais dos cidadãos, decidiu fechar a maior parte dos Escritórios de Assistência ao Cidadão. O sistema telefônico estava completamente saturado, e mesmo assim, quem conseguiu contatá-los obteve uma consulta dentro de meses, a mesma através da Internet. Após algum tempo, o telefone foi suprimido, com a única explicação de que não havia orçamento, deixando uma grande parte dos cidadãos desamparados e desesperados.

Aqueles que mais sofrem com esta situação são as pessoas com menos recursos econômicos e tecnológicos. Eles não têm como aplicar ou realizar nenhum procedimento. Agora isso só é possível pela INTERNET.

Em relação aos Serviços Sociais, mais do mesmo. As telefonistas estão saturadas, as pessoas vão às portas dos centros cívicos ou serviços sociais em busca de ajuda e a única coisa que recebem é um número de telefone e, se tiverem sorte, são colocadas em uma lista, de modo que, após algumas semanas, podem ser chamadas. Pessoas que não têm que parar de comer, não têm onde morar, parentes de dependentes, violência de gênero, menores. Mulheres e homens que chegam desesperados sem poder requerer a renda mínima de vida, a renda mínima, a ajuda alimentar, a ajuda ao sono, a lei de dependência.

E o GOVERNO da Prefeitura de Córdoba não age nesta situação alarmante e dramática, não se estende ou fornece recursos, mas muito pelo contrário. Por todas estas razões, a partir da Seção Sindical da CNT na Prefeitura de Córdoba, exigimos que atuem imediatamente.

Fornecer pessoal e recursos suficientes a todos os serviços municipais.

Facilitando o acesso às pessoas que têm dificuldades de acesso à Internet.

Acelerar os procedimentos para as necessidades mais urgentes.

Seção sindical da CNT na Prefeitura de Córdoba.

Fonte: https://www.cnt.es/noticias/cnt-denuncia-el-colapso-de-los-servicios-sociales-del-ayuntamiento-de-cordoba/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana     

com mãos de hera
enlaço teu corpo
oferto em espera

Eugénia Tabosa