
O Chile tem um governo que se fez famoso por uma repressão sem dissimulo, assassinatos sistemáticos por parte de seus agentes repressivos para salvaguardar seu modelo político e econômico, de modo que o país estava no caminho da revolução, apaziguado por seus executores através da institucionalização da rebelião.
Isso não é algo novo, no Chile no final do século XIX as ideias anarquistas chegaram à classe oprimida, foram instaladas em indivíduos e sindicatos que detonaram suas ideias revolucionárias em diferentes aspectos, porém, a dispersão de seus militantes, o autoritarismo dos governos, a institucionalização da rebelião sindicalista transformada em reformismo e a atividade dentro dos partidos políticos marcou um antes e um depois na história do anarquismo chileno.
Não perca o primeiro vídeo sobre o anarquismo no Chile, de 1890 a 1940.
>> Assista o vídeo (23:19) aqui:
agência de notícias anarquistas-ana
a luz do poente
escala a alta montanha;
no cume será a noite.
Alaor Chaves
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!