Na sexta-feira à noite, por volta das 19h, aproximadamente 60 pessoas se reuniram no centro de Tübingen para uma manifestação espontânea. O objetivo era levar para as ruas a raiva que sentiam pelo despejo da Liebig34 e enviar um forte sinal de solidariedade a Berlim.
A manifestação movia-se forte e ruidosamente com slogans como: “Se tirar Liebig de nós, tomaremos a cidade inteira” e “Mulheres que lutam são mulheres que vivem, vamos desmontar o sistema” sobre a ponte Neckar, a Mühlstraße e através da velha parte da cidade. Chegando no mercado, a manifestação se dissolveu e as pessoas se dispersaram pela cidade.
O motivo da manifestação foi o ataque do Estado ao projeto de moradias queer feministas Liebig34 em Berlim. O projeto foi despejado esta manhã (09/10) após uma batalha legal de dois anos. O veredicto e a assistência administrativa prestada por milhares de policiais mostram que os interesses da altamente polêmica corretora de imóveis Gijora Padovicz são mais importantes para o Estado e Berlim do que a preservação de um espaço de vidas alternativas sociais.
A Liebig34 foi ocupada em 1990 e se tornou um projeto de moradia autogerido e importante abrigo para pessoas queer depois de 1999. Em 2008, os residentes tentaram comprar a casa dos antigos proprietários. Mas eles preferiram vender para Padovicz, que inicialmente alugou a casa para os moradores. De acordo com um comunicado da Liebig34, ao longo dos dez anos foram pagos ao proprietário rendas de aproximadamente 570.000 euros (R$ 3.744.900) e a casa foi renovada de forma independente. Isso quase corresponde ao valor de compra da casa naquela época, então Padovicz estava “com a casa em 0”. Liebig34 exige que espaço de moradia seja considerado um direito humano e não uma comodidade.
Um participante da manifestação disse: “Vagas, falta de moradia e aluguéis horríveis também são um grande problema por aqui. A criação de espaços livres autogeridos é absolutamente necessária para um público cultura e politicamente variado, especialmente em Tübingen”.
Tradução > A. Padalecki
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/10/14/alemanha-liebig34-foi-despejada/
agência de notícias anarquistas-ana
A nuvem atenua
O cansaço das pessoas
Olharem a lua.
Matsuo Bashô
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata