[Alemanha] Tübingen: Manifestação espontânea de solidariedade para com a okupa Liebig34 em Berlim

Na sexta-feira à noite, por volta das 19h, aproximadamente 60 pessoas se reuniram no centro de Tübingen para uma manifestação espontânea. O objetivo era levar para as ruas a raiva que sentiam pelo despejo da Liebig34 e enviar um forte sinal de solidariedade a Berlim.

A manifestação movia-se forte e ruidosamente com slogans como: “Se tirar Liebig de nós, tomaremos a cidade inteira” e “Mulheres que lutam são mulheres que vivem, vamos desmontar o sistema” sobre a ponte Neckar, a Mühlstraße e através da velha parte da cidade. Chegando no mercado, a manifestação se dissolveu e as pessoas se dispersaram pela cidade.

O motivo da manifestação foi o ataque do Estado ao projeto de moradias queer feministas Liebig34 em Berlim. O projeto foi despejado esta manhã (09/10) após uma batalha legal de dois anos. O veredicto e a assistência administrativa prestada por milhares de policiais mostram que os interesses da altamente polêmica corretora de imóveis Gijora Padovicz são mais importantes para o Estado e Berlim do que a preservação de um espaço de vidas alternativas sociais.

A Liebig34 foi ocupada em 1990 e se tornou um projeto de moradia autogerido e importante abrigo para pessoas queer depois de 1999. Em 2008, os residentes tentaram comprar a casa dos antigos proprietários. Mas eles preferiram vender para Padovicz, que inicialmente alugou a casa para os moradores. De acordo com um comunicado da Liebig34, ao longo dos dez anos foram pagos ao proprietário rendas de aproximadamente 570.000 euros (R$ 3.744.900) e a casa foi renovada de forma independente. Isso quase corresponde ao valor de compra da casa naquela época, então Padovicz estava “com a casa em 0”. Liebig34 exige que espaço de moradia seja considerado um direito humano e não uma comodidade.

Um participante da manifestação disse: “Vagas, falta de moradia e aluguéis horríveis também são um grande problema por aqui. A criação de espaços livres autogeridos é absolutamente necessária para um público cultura e politicamente variado, especialmente em Tübingen”.

Fonte: https://enoughisenough14.org/2020/10/10/tubingen-germany-spontaneous-expression-of-solidarity-with-liebig34-in-berlin/

Tradução > A. Padalecki

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/10/14/alemanha-liebig34-foi-despejada/

agência de notícias anarquistas-ana

A nuvem atenua
O cansaço das pessoas
Olharem a lua. 

Matsuo Bashô