[Reino Unido] Antifascistas confrontam a Patriotic Alternative em uma surpresa no Halloween

No sábado, 31 de outubro, mais de 40 antifascistas viajaram para Sevenoaks para se opor a uma caminhada organizada pela Patriotic Alternative (PA), uma organização política fascista que tem construído influência na extrema direita. PA tem usado caminhadas organizadas apenas por convite para construir uma base de ativistas. Grupos de todo o país, incluindo Football Lads e Lasses Against Fascism, London Anti-fascists e outros grupos antifascistas, chegaram a Sevenoaks e se moveram para enfrentar o PA South East Regional Organizer quando a oportunidade surgiu. O confronto deixou claro que, apesar da pandemia, os antifascistas não vão deixar a organização fascista ficar sem resposta.

No geral, a ação foi um sucesso. Dos 30 participantes convidados para a caminhada, apenas 6 conseguiram chegar. A caminhada foi a primeira atividade conjunta entre os grupos regionais da PA de Londres e de grupos regionais do Sudeste e marca a segunda ocasião em 2 meses em que os antifascistas interromperam um evento da PA em Londres.
Patriotic Alternative é uma organização fascista fundada no ano passado pelo ex-ativista do BNP (
Partido Nacional Britânico) Mark Collett. A PA construiu principalmente uma base online entre aqueles que consomem transmissões ao vivo, podcasts, vídeos de extrema direita ou de outras formas povoam o lado mais desagradável da Internet. Nos meses desde sua fundação, eles organizaram uma série de conferências, sessões de aderência, encontros de ativistas e um banner ‘Vidas Brancas Importam’ para coincidir com o Dia Internacional dos Povos Indígenas.

O sucesso de longo prazo da PA é incerto. Desde a sua fundação, a atividade offline tem sido fraca e suas ações geralmente não conseguem chamar a atenção. Uma ação recente coordenada para coincidir com o Dia do Povo Indígena foi marcada quando um pequeno grupo de antifascistas emboscou o grupo de Londres em Trafalgar Square e fugiu com uma faixa. A organização é, no entanto, indicativa de uma mudança da direita radical no Reino Unido para longe de um nacionalismo cívico, no qual pertencer a uma nação depende da adesão a uma cultura em particular, e em direção a um etnonacionalismo mais explicitamente racista, do qual pertencer a uma nação é dependente em ser branco. A Patriotic Alternative tem um conjunto motivado de ativistas e, mais importante, tem cooptado uma rede de criadores de conteúdo de extrema direita.

Uma coisa deve ficar clara. Os antifascistas continuarão a monitorar, expor e perturbar a extrema direita. Nos próximos meses, a crise econômica em curso apresentará oportunidades para os fascistas se organizarem e devemos esperar uma ação coordenada e contínua de cooperação em todo o movimento antifascista.

@12rulesforwhat

Fonte: https://freedomnews.org.uk/anti-fascists-confront-patriotic-alternative-in-halloween-surprise/

Tradução > A. Padalecki

agência de notícias anarquistas-ana

primavera
até a cadeira
olha pela janela

Alice Ruiz