Durante o ano de 2020, antes e durante a chamada pandemia COVID-19 , grandes incêndios foram registrados ao longo de todo o curso do rio Paraná. Dentro das ilhas, o fogo devastou a flora, a fauna e os ranchos dos ilhéus. Nas cidades costeiras, uma nuvem de fumaça e cinza com um cheiro intenso cobria tudo. Montanhas nativas destruídas, animais carbonizados, pessoas sem teto e, queixos, narizes e gargantas feridas.
Apesar do isolamento imposto, milhares de pessoas se viram em bloqueios de estradas, assembleias, comícios e mobilizações exigindo o fim das queimadas. Até agora, prevaleceu o pedido de mais legalidade e a falsa suposição de “ausência do Estado”.
De uma perspectiva anticapitalista e anti-estatal, propomos analisar o que vem acontecendo nas ilhas, a fim de promover uma reflexão mais profunda sobre a origem dos incêndios, bem como uma crítica ao legalismo e ao chamado “desenvolvimento sustentável”.
O modelo agroindustrial e a especulação imobiliária continuam a destruir a vida em busca do lucro, mas também a resistência e a luta continuam a surgir em todos os lugares. Consideramos necessário aguçar as críticas e ações contra o sistema capitalista. Este documentário é uma contribuição nessa direção.
Sem queimadas, sem dragagem, sem agroquímicos tóxicos!
Terra e liberdade!
Boletim informativo Ovelha Negra
Rosário, novembro de 2020
Se você acha que vale a pena recomendar este material, projete-o e espalhe-o livremente!
Morte à propriedade em todas as suas formas.
Fonte: http://boletinlaovejanegra.blogspot.com/2020/11/documental-humo-reflexiones-mas-alla-de.html
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
lua alta
céu claro
o som da folha caindo
Alexandre Brito
parabens
Parabéns pela análise e coerência.
Olá Fernando Vaz, tudo bem com você? Aqui é o Marcolino Jeremias, um dos organizadores da Biblioteca Carlo Aldegheri, no…
Boa tarde, meu nome é Fernando Vaz, moro na cidade de Praia Grande. Há mais de 4 anos descobri que…
Avante!