[Argentina] Documentário: Fumaça. Reflexões além das queimadas

Durante o ano de 2020, antes e durante a chamada pandemia COVID-19 , grandes incêndios foram registrados ao longo de todo o curso do rio Paraná. Dentro das ilhas, o fogo devastou a flora, a fauna e os ranchos dos ilhéus. Nas cidades costeiras, uma nuvem de fumaça e cinza com um cheiro intenso cobria tudo. Montanhas nativas destruídas, animais carbonizados, pessoas sem teto e, queixos, narizes e gargantas feridas.

Apesar do isolamento imposto, milhares de pessoas se viram em bloqueios de estradas, assembleias, comícios e mobilizações exigindo o fim das queimadas. Até agora, prevaleceu o pedido de mais legalidade e a falsa suposição de “ausência do Estado”.

De uma perspectiva anticapitalista e anti-estatal, propomos analisar o que vem acontecendo nas ilhas, a fim de promover uma reflexão mais profunda sobre a origem dos incêndios, bem como uma crítica ao legalismo e ao chamado “desenvolvimento sustentável”.

O modelo agroindustrial e a especulação imobiliária continuam a destruir a vida em busca do lucro, mas também a resistência e a luta continuam a surgir em todos os lugares. Consideramos necessário aguçar as críticas e ações contra o sistema capitalista. Este documentário é uma contribuição nessa direção.

Sem queimadas, sem dragagem, sem agroquímicos tóxicos!

Terra e liberdade!

Boletim informativo Ovelha Negra

Rosário, novembro de 2020

Se você acha que vale a pena recomendar este material, projete-o e espalhe-o livremente!

Morte à propriedade em todas as suas formas.

Fonte: http://boletinlaovejanegra.blogspot.com/2020/11/documental-humo-reflexiones-mas-alla-de.html

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

lua alta
céu claro
o som da folha caindo

Alexandre Brito