[Polônia] Anarquistas conseguem impedir o despejo de hortas urbanas

Anarquistas da okupa Rozbrat em Poznan, junto com outros grupos, conseguiram impedir o despejo das hortas urbanas vizinhas “ROD Bogdanka”.

As hortas nesses lotes fazem parte do cinturão verde da cidade e são usadas pela comunidade desde 1953. Por décadas, os terrenos pertenceram ao tesouro do Estado. No início dos anos 90, foi adquirido por uma empresa de empreiteiros um tanto obscura, Darex. Darex fez um empréstimo para comprar o terreno, mas nunca o pagou, embora ainda mantivesse seus direitos de propriedade. Até hoje, a empresa ainda está listada como uma proprietária oficial do terreno nos registros de loteamentos.

Ao longo dos anos, o município de Poznan tentou reivindicar as terras, mas até agora não tiveram muita sorte. Nesse meio tempo, o terreno tornou-se uma propriedade privilegiada para empreiteiros e aumentou drasticamente seu valor monetário. Os empreiteiros, é claro, planejam transformá-lo em alguma forma de um projeto elegante de “regeneração” e têm perseguido tanto os titulares dos lotes e os okupas de Rozbrat para que eles se mudem. No ano passado, houve relatos de incêndios criminosos nos lotes, e a empresa Darex também esteve ameaçando os titulares dos lotes com penalidades financeiras absolutamente avassaladoras, caso optem por manter suas hortas. Através desses métodos, eles conseguiram intimidar muitas pessoas para deixarem seus lotes: no entanto, algumas ainda permanecem.

A tentativa de despejo ocorreu ontem de manhã, quando a Darex, com o auxílio da polícia, apareceu com a intenção de limpar o espaço para deixá-lo pronto para a chamada reforma. Isso desencadeou uma resistência imediata de anarquistas, grupos ambientalistas, grupos de inquilinos e dos próprios titulares dos lotes. Uma ação direta improvisada foi organizada com pessoas bloqueando os empreiteiros e a polícia de chegar ao terreno. Após um impasse, a Darex e a polícia tiveram que desistir de sua tentativa de remoção forçada: pelo menos por enquanto.

De acordo com a declaração divulgada por Rozbrat nesta manhã:

Estávamos preparados para a chegada dos empresários. Graças à mobilização conjunta dos titulares das hortas, grupos de inquilinos e anarquistas, foi possível impedir o plano de demolição das construções aqui existentes.

A Darex é uma entidade peculiar: nos últimos 30 anos, não tem realizado nenhuma atividade comercial real. A empresa surgiu em 1990 para “comprar” o terreno da então propriedade estatal, por um décimo do seu valor, pegar um empréstimo dez vezes maior e desaparecer.  No entanto, ela não comprou o terreno do Estado, mas de um particular que também desapareceu em seguida. (…)

Hoje, os bandidos da Darex estão de volta à vida. Sob sua sombra, alguns empreiteiros desejam se apossar desta parte de Poznan, que agora vale muito mais do que trinta anos atrás.

Na prática, Rozbrat e os titulares dos lotes estão no mesmo barco. Apenas através da união dos esforços nós livraremos essa terra e o resto de Poznan das ondas da privatização. Um inverno e uma primavera agitados estão chegando, pois Darex certamente não vai desistir.

zb

Fonte: https://freedomnews.org.uk/poland-anarchists-successfully-stop-allotment-gardens-eviction/

Tradução > Brulego

agência de notícias anarquistas-ana

Céu de primavera.
Nas açucenas floridas
dura mais o orvalho.

Anibal Beça