Atualizações sobre os parceiros anarquistas bielorrussos

Por ABC-Belarus| 06/12/2020

Todos os quatro parceiros (Ihar Alinevich, Sergey Romanov, Dzmitry Dubovsky e Dzmitry Rezanovich) continuam detidos no centro de detenção da KGB. De acordo com nossos dados, nenhuma violência está sendo usada contra eles. Depois de várias semanas de ações ilegais, os Chekistas começaram a aceitar suprimentos de comida.

Ihar Alinevich é mantido em confinamento solitário desde os primeiros dias.

Nenhum dos parceiros recebeu as cartas de amigos / camaradas. A censura parece permitir apenas correspondência dos pais, e mesmo assim com grandes atrasos. Mas mesmo assim, você deve continuar a escrever na esperança de poder romper a barreira de terror do estado! Você também pode fazer isso através do nosso formulário online –https://abc-belarus.org/?page_id=579.

Todos os quatro são acusados sob o art. 289 Parte 2 (terrorismo) e art. 295 Parte 3 (tráfico de armas) do Código Penal. A segunda parte do 289 significa que todos estão excluídos da possibilidade de pena de morte no momento.

A situação de Dzmitry Dubovsky merece uma atualização separada nesse ponto. Nos primeiros dias, os policiais divulgaram vídeos com suas confissões e depoimentos sobre a participação de outros membros do grupo nas ações. Um pouco mais tarde, soube-se que Dzmitry Rezanovich e Sergey Romanov se recusaram a dar qualquer testemunho no caso. Pelo que podemos julgar por nossas informações, houveram mal-entendidos entre os ativistas sobre seus comportamentos: Ihar Alinevich também confessou ter participado de ações diretas. Pelo que sabemos, a situação com Dubovsky foi esclarecida e agora ele se recusa a testemunhar contra outros membros do grupo. Ao mesmo tempo, ele continua a tomar responsabilidade pelas ações do grupo.

Dubovsky está foragido há 10 anos e, após o julgamento do caso dos guerrilheiros, é provável que enfrente novos julgamentos pelos episódios de 2009-2010. Os anarquistas Ihar Alinevich e Nikolai Dziadok, assim como Alexander Frantzkevich, já cumpriram pena por essas ações. Segundo esses artigos, Dubovsky pode pegar de 5 a 10 anos (além das acusações atuais, pelas quais ele pode receber mais de 20 anos).

Todos os quatro anarquistas estão de bom humor e mandam saudações a todos os camaradas! Eles acreditam que podemos derrubar o ditador em um futuro próximo, e todos os prisioneiros poderão ser libertados!

Fonte: https://abc-belarus.org/?p=13484&lang=en

Tradução > A. Padalecki

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/11/19/bielorrussia-contra-o-capitalismo-e-a-ditadura-pela-solidariedade-internacionalista/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/11/04/quatro-anarquistas-detidos-na-fronteira-da-bielorrussia-por-acoes-diretas/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/09/11/franca-paris-solidariedade-com-prisioneiros-anarquistas-na-bielorrussia-e-em-todo-o-mundo/

agência de notícias anarquistas-ana

e um vaga-lume
lanterneiro que riscou
um psiu de luz

Guimarães Rosa