Solidariedade com os militantes sindicais e libertários vítimas de agressão da extrema direita no sábado, 12 de dezembro, após coleta de roupas e brinquedos organizada por uma associação para famílias carentes nas dependências da livraria anarquista La Plume Noire.
A União Departamental 69 dos sindicatos CNT (Confederação Nacional do Trabalho) deseja apoiar nossos camaradas sindicalistas do “Solidaires” e ativistas libertários da UCL (União Comunista Libertária) que foram agredidos e espancados por militantes de extrema direita.
Neste sábado, 12 de dezembro de 2020, enquanto dois deles fechavam a livraria La Plume Noire, na rue Diderot 8 do 1º arrondissement, foram violentamente atacados por uma dezena de fascistas, a ponto de se requerer então a intervenção dos bombeiros e a transferência destes dois camaradas para o hospital.
É importante notar que este atentado ocorreu ao final de uma jornada de recolhimento de roupas e brinquedos organizada por uma associação de famílias carentes nas dependências da Plume Noir.
Esta agressão mostra mais uma vez o sentimento de impunidade com que os militantes da extrema direita têm agido há vários anos, em particular aumentando o número de ações violentas nas redondezas da Croix-Rousse. Este sentimento é o resultado do estabelecimento de muitos grupos fascistas que possuem ou já possuíram instalações, especialmente no bairro de Saint Jean. Estas instalações servem como vitrines, mas também como locais de emulação e retaguarda para a realização de ações violentas, como já foi o caso, por exemplo, durante o ataque a La Plume Noire e à Rádio Canut em 2016 ou mesmo nossas próprias instalações, rue Burdeau, em 2018.
Se a prefeitura de Lyon foi informada muitas vezes dos abusos desses grupos de extrema direita, é claro que, por enquanto, nada está sendo feito para impedir suas ações, apesar da mudança da maioria municipal. Além disso, a passividade e até a complacência das autoridades policiais parecem óbvias.
Se esses pequenos grupos se permitiram por algum tempo atuar com violência e total impunidade, é porque sucessivos governos, banalizando discursos e até práticas racistas e destruindo direitos sociais, fizeram o leito de suas ideias.
Diante disso, a união departamental dos sindicatos CNT reafirma sua vontade de lutar contra o fascismo e as ideias odiosas que ele transmite, sua vontade de lutar nas lutas sociais por uma sociedade mais justa, emancipatória, anticapitalista e antifascista.
A UD CNT 69 afirma a sua solidariedade para com os nossos camaradas vítimas de agressão e continuará a sua luta contra o fascismo e todas as intolerâncias a ele associadas.
União dos sindicatos CNT du Rhône
44 rue Burdeau, 69001 LYON
Mail : ud69@cnt-f.org
Site : www.cnt69.org
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Em toda a longa viagem,
Só agora encontrei
Um cafezal!
Paulo Franchetti
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!