
Solidariedade com os militantes sindicais e libertários vítimas de agressão da extrema direita no sábado, 12 de dezembro, após coleta de roupas e brinquedos organizada por uma associação para famílias carentes nas dependências da livraria anarquista La Plume Noire.
A União Departamental 69 dos sindicatos CNT (Confederação Nacional do Trabalho) deseja apoiar nossos camaradas sindicalistas do “Solidaires” e ativistas libertários da UCL (União Comunista Libertária) que foram agredidos e espancados por militantes de extrema direita.
Neste sábado, 12 de dezembro de 2020, enquanto dois deles fechavam a livraria La Plume Noire, na rue Diderot 8 do 1º arrondissement, foram violentamente atacados por uma dezena de fascistas, a ponto de se requerer então a intervenção dos bombeiros e a transferência destes dois camaradas para o hospital.
É importante notar que este atentado ocorreu ao final de uma jornada de recolhimento de roupas e brinquedos organizada por uma associação de famílias carentes nas dependências da Plume Noir.
Esta agressão mostra mais uma vez o sentimento de impunidade com que os militantes da extrema direita têm agido há vários anos, em particular aumentando o número de ações violentas nas redondezas da Croix-Rousse. Este sentimento é o resultado do estabelecimento de muitos grupos fascistas que possuem ou já possuíram instalações, especialmente no bairro de Saint Jean. Estas instalações servem como vitrines, mas também como locais de emulação e retaguarda para a realização de ações violentas, como já foi o caso, por exemplo, durante o ataque a La Plume Noire e à Rádio Canut em 2016 ou mesmo nossas próprias instalações, rue Burdeau, em 2018.
Se a prefeitura de Lyon foi informada muitas vezes dos abusos desses grupos de extrema direita, é claro que, por enquanto, nada está sendo feito para impedir suas ações, apesar da mudança da maioria municipal. Além disso, a passividade e até a complacência das autoridades policiais parecem óbvias.
Se esses pequenos grupos se permitiram por algum tempo atuar com violência e total impunidade, é porque sucessivos governos, banalizando discursos e até práticas racistas e destruindo direitos sociais, fizeram o leito de suas ideias.
Diante disso, a união departamental dos sindicatos CNT reafirma sua vontade de lutar contra o fascismo e as ideias odiosas que ele transmite, sua vontade de lutar nas lutas sociais por uma sociedade mais justa, emancipatória, anticapitalista e antifascista.
A UD CNT 69 afirma a sua solidariedade para com os nossos camaradas vítimas de agressão e continuará a sua luta contra o fascismo e todas as intolerâncias a ele associadas.
União dos sindicatos CNT du Rhône
44 rue Burdeau, 69001 LYON
Mail : ud69@cnt-f.org
Site : www.cnt69.org
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Em toda a longa viagem,
Só agora encontrei
Um cafezal!
Paulo Franchetti
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!