Há dois anos, Lorenzo Orsetti foi morto em Baghouz, no nordeste da Síria, enquanto lutava pela liberdade e pelo internacionalismo. Seguindo os ideais de justiça, liberdade e igualdade, ele escolheu unir-se à luta do povo de Rojava e do YPG/YPJ em 2017, lutando contra o Estado islâmico ao lado do Tikko e nos últimos meses na formação Tekoşina Anarşist (Luta Anarquista) sob o nome Tekoşer Piling.
Nestes dois anos, o Estado turco continuou com bombardeios e ataques terrestres para travar uma guerra contra a população curda e o movimento de libertação em Rojava e no norte do Iraque. Esta guerra visa apagar a perspectiva de paz e de mudança radical na sociedade pela qual Lorenzo também lutou e sacrificou sua vida.
Esta guerra contra a liberdade é conduzida não apenas pela Turquia, mas por todos os Estados. Porque uma experiência alternativa como a de Rojava é em si mesma uma ameaça à dimensão hegemônica e bélica produzida pelos Estados. Mas também porque tal exemplo é susceptível de reacender em outras partes do mundo a esperança de uma revolução social. É por isso que na Itália, como na Alemanha, França e outros países, os camaradas que apoiaram diretamente a luta do povo de Rojava foram ou ainda estão sujeitos à perseguição do Estado.
Convidamos a participar da manifestação todos aqueles que querem lembrar Lorenzo, mostrar apoio à Rojava e expressar solidariedade com todos os camaradas que na Itália também são perseguidos por seu compromisso internacionalista.
Coletivo Anarquista Libertário
Federação Anarquista de Livorno
Fonte: https://collettivoanarchico.noblogs.org/post/2021/03/13/per-lorenzo-per-il-rojava-per-la-liberta/
Tradução > Liberto
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Sulco fundo de arado.
A terra aberta ferida
Eis a vida.
Eunice Arruda
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!