[Itália] Por Lorenzo, por Rojava, pela liberdade

Há dois anos, Lorenzo Orsetti foi morto em Baghouz, no nordeste da Síria, enquanto lutava pela liberdade e pelo internacionalismo. Seguindo os ideais de justiça, liberdade e igualdade, ele escolheu unir-se à luta do povo de Rojava e do YPG/YPJ em 2017, lutando contra o Estado islâmico ao lado do Tikko e nos últimos meses na formação Tekoşina Anarşist (Luta Anarquista) sob o nome Tekoşer Piling.

Nestes dois anos, o Estado turco continuou com bombardeios e ataques terrestres para travar uma guerra contra a população curda e o movimento de libertação em Rojava e no norte do Iraque. Esta guerra visa apagar a perspectiva de paz e de mudança radical na sociedade pela qual Lorenzo também lutou e sacrificou sua vida.

Esta guerra contra a liberdade é conduzida não apenas pela Turquia, mas por todos os Estados. Porque uma experiência alternativa como a de Rojava é em si mesma uma ameaça à dimensão hegemônica e bélica produzida pelos Estados. Mas também porque tal exemplo é susceptível de reacender em outras partes do mundo a esperança de uma revolução social. É por isso que na Itália, como na Alemanha, França e outros países, os camaradas que apoiaram diretamente a luta do povo de Rojava foram ou ainda estão sujeitos à perseguição do Estado.

Convidamos a participar da manifestação todos aqueles que querem lembrar Lorenzo, mostrar apoio à Rojava e expressar solidariedade com todos os camaradas que na Itália também são perseguidos por seu compromisso internacionalista.

Coletivo Anarquista Libertário

Federação Anarquista de Livorno

Fonte: https://collettivoanarchico.noblogs.org/post/2021/03/13/per-lorenzo-per-il-rojava-per-la-liberta/

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/06/26/italia-lorenzo-orsetti-e-enterrado-no-cemiterio-das-colinas-florentinas/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/05/06/rojava-video-o-corpo-de-lorenzo-orsetti-retorna-a-italia/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/04/11/italia-em-florenca-escritos-e-adesivos-por-lorenzo-orsetti/

agência de notícias anarquistas-ana

Sulco fundo de arado.
A terra aberta ferida
Eis a vida.

Eunice Arruda