[Chile] Informe dos 15 dias de greve de fome de presxs subversivxs, anarquistas e da revolta

Desde 22 de março de 2021, ocorre uma greve de fome nas prisões de Santiago 1, San Miguel, na Seção de Segurança Máxima e na Cárcere de Alta Segurança.

Se passaram quinze dias nos quais nove presxs subversivxs, anarquistas e da revolta estão mobilizadxs e em pé de guerra contra as últimas modificações do DL 321 que regulamenta a “liberdade condicional”, pela libertação imediata de Marcelo Villarroel e para denunciar a prisão preventiva como punição. O companheiro Juan Aliste apoia e adere à mobilização, mas permanece fora da greve de fome devido à sua situação de saúde.

No que diz respeito à questão médica, todxs xs companheirxs são pesadxs diariamente e têm seus seus sinais básicos examinados. Mónica é transferida uma vez por semana ao Hospital Penal para um check-up completo, enquanto Francisco, Juan, Marcelo e Joaquín são visitados uma vez por semana por um médico da ex penintenciária (prisão chilena mais antiga, localizada na capital do país). Em Santiago 1, o deplorável e colapsado sistema de saúde da A.S.A (Área de Saúde Ambulatorial) é o local onde os companheiros são controlados clinicamente e onde inclusive chegaram a negar-lhes a pesagem em uma ocasião.

Com uma perda média de 5.7 kg, além de dores de estômago e de cabeça, cansaço, cãibras e tonturas leves, os efeitos da greve já começam a ser sentidos no corpo dxs companheirxs.

*Prisão de San Miguel

Mónica Caballero:Perda de 5 kg.

*Seção de Segurança Máxima

Francisco Solar: Perda de 6 kg.

*Cárcere de Alta Segurança

Marcelo Villarroel:Perda de 5 kg.

Joaquín García: Perda de 7 kg.

Juan Flores: Perdida de 6 kilos.

*Prisão Santiago 1

Pablo Bahamondes Ortiz: Perda de 9 kg.

José Duran Sanhueza: Perda de 5 kg.

Tomas González: Perda de 4 kg.

Gonzalo Farías:Perda de 5 kg.

As palavras viajam desde o módulo 3 da prisão Santiago 1 e xs companheirxs José Duran, Tomas González y Gonzalo Farías nos apontam:

“Desde Santiago 1, compartilhamos com vocês nosso processo de greve:

José Duran começou com 74,8kg e até esta data se encontra com um peso de 70kg. Apresentando como sintoma uma dor e ardência na boca do estômago de curta duração.

Gonzalo Farías começou com 78,9kg e até agora pesa 73,3kg. Com dores de cabeça em alguns dias, defesas baixas e fadiga em determinados momentos.

Tomas González iniciou a greve com 69,4kg e hoje se encontra com 65,3kg. Com uma dor aguda na boca do estômago de curta duração.

Apesar de tudo, estamos firmes e avançando na luta que estamos travando junto com nossxs companheirxs nas diferentes prisões de $hile.

O ânimo não decai e seguimos até vencer ou morrer”.

Por sua vez, Pablo Bahamondes, no módulo 2, envia as seguintes palavras:

“Irmãxs, no início da greve de fome líquida meu peso inicial era de 99,7kg e até o momento baixou para 90,8kg. Até agora os sintomas são esporádicos, como dores de cabeça, alguns episódios de câimbra e breves crises de fome… mas em geral bem.

Acredito fortemente nesta batalha que estamos fazendo e continuo com o newen suficiente. Todo gesto de solidariedade é o alimento que absorvo nestes dias, entendendo que cada ato são energias que mantêm viva a luta contra quem deseja nos submeter.

Um abraço cúmplice atravessando os muros a quem mantém o espírito indômito, todo meu carinho a vocês”.

Cada dia se faz mais urgente estender a solidariedade e a mobilização com todas as formas possíveis.

PELA REVOGAÇÃO DAS ÚLTIMAS MODIFICAÇÕES NO DECRETO DE LEI 321!

PELA LIBERDADE IMEDIATA AO COMPANHEIRO MARCELO VILLAROEL!

PELO FIM DA PRISÃO PREVENTIVA COMO CASTIGO!

05 de abril de 2021

Dia 15 da greve de fome

Território dominado pelo Estado Chileno

Buscando la kalle

Informativo sobre a mobilização e greve de fome de prisioneirxs subversivxs e anarquistas.

Fonte: https://edicoesinsurrectas.noblogs.org/post/2021/04/05/informe-dos-15-dias-de-greve-de-fome-de-presxs-subversivxs-anarquistas-e-da-revolta/

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/03/31/chile-comunicado-de-pablo-bahamondes-ortiz-oso-preso-subversivo-stgo-1-29-de-marco-de-2021/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/03/29/chile-presxs-em-greve-de-fome-sao-levadxs-ao-tribunal/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/03/27/chile-ante-a-greve-de-fome-a-suspensao-de-visitas-e-a-restricao-de-comunicacoes/

agência de notícias anarquistas-ana

Vou sair –
Divirtam-se fazendo amor,
Moscas da minha casa!

Issa