[Espanha] A luta de Noi del Sucre pelas oito horas

Por Pau Echauz Lleida | 24/03/2021

Pagès Editors incorpora um novo projeto a sua trajetória editorial com a primeira coleção de história em quadrinhos (HQ) em catalão. Se trata de Doble Tinta, uma coleção que se inaugurou com o quadrinho “8 Hores” de Alfons López e Pepe Gàlvez sobre a luta da classe operária catalã pela jornada de oito horas explicada pelo líder anarcossindicalista Salvador Seguí, o Noi del Sucre.

Segundo o jornalista Jaume Barrul, diretor da coleção, Doble Tinta nasce com a vontade de satisfazer uma demanda e buscar um público amante desta modalidade narrativa que valoriza a língua [catalã]. “Queremos ser um selo de referência, não há nenhum projeto como este na Catalunha. Nos dirigimos aos amantes do gênero, mas também ao público em geral, com propostas de autores potentes do mundo das HQ’s, mas também de gente que nunca fez histórias em quadrinhos, e a quem tem animado neste projeto”.

A intenção é de publicar dois títulos por ano, e cabe também a possibilidade de que Milenio, a editora em castelhano de Pagès, ofereça boas traduções. A diretora da Editora, Eulàlia Pagès, afirma que o nome da coleção, Doble Tinta, faz referência a que todos os títulos serão impressos com duas cores de tintas, característica que será um sinal de identidade do selo. “O primeiro título, 8 Hores”, foi impresso em cor mostarda e preto, e todos os títulos terão apenas duas cores, escolhidas pelo/pela desenhista e a/o roteirista”. Eulália Pagès destaca o risco que a editora corre ao lançar este novo projeto, “mas se você não aposta, não terá leitores, e nós apostamos porque acreditamos em sua continuidade”.

8 Hores, o primeiro título, repassa a biografia de Salvador Seguí e explica o contexto histórico da luta operária do início do século XX. É uma nova colaboração formada pela dupla Alfons López – Pepe Gálvez, que ganhou o Prêmio Nacional de Cultura na categoria de HQ em 2011, autores de outras três histórias em quadrinhos, SilenciosColor Cafè o Llegarà el invierno.

Diz López que a ideia que teve a ideia passeando pela rua onde o Noi del Sucre nasceu, em Lleida. “Pensei que há cem anos, Seguí e outres lutaram muito duramente pelos direitos de uma classe oprimida, que hoje representam as pessoas imigrantes, e me ocorreu que devíamos fazer uma homenagem àquela luta coletiva”, afirma Alfons López.

A história em quadrinhos começa com o assassinato de Seguí pelas mãos de pistoleiros do patrão. Ao longo da trama, também há diferentes referências ao humor gráfico de princípios do século XX, através de uma publicação falsa da época que fará o deleite de leitores mais atentes. Por sua parte, Pepe Gálvez destacou “que o livro mostra a apaixonante vida que Salvador Seguí teve, no sentido que a dedicou para tentar melhorar a sociedade. Porém, a obra não se centraliza apenas em sua figura, mas destaca a importância da luta operária de forma coletiva”.

Jaume Barrull anuncia que o número 2 de Doble Tinta será uma adaptação em quadrinhos da narrativa de Jordi Cussà, Cavalls salvatges, uma obra que radiografa o impacto da heroína na sociedade catalã, adaptada por seu próprio autor e com  Jaume Capdevila Kap, que se encarrega da parte gráfica. À publicação seguirá um livro de entrevistas da escritora Mariona Visa com desenhos de Clara Tanit sobre a maternidade aos 40 anos. Também será recriada uma adaptação da peça de teatro Jo mai de Ivan Morales com Mar Mascaró como desenhista. Cabe destacar uma primeira incursão do escritor Rafael Vallbona no roteiro gráfico com uma história ambientada em uma corrida ciclista durante a Guerra Civil, e com desenhos de Guillermo Escriche.

Fonte: https://www.lavanguardia.com/cultura/20210324/6604702/lucha-noi-sucre-ocho-horas-pages-editors.amp.html?fbclid=IwAR3SnWeNvGn61CGWTsQDCL8iCOsTCTI-ZnfcwTSj_Wj1fctqUMyXTUisNDcb

Tradução > Caninana

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/04/10/espanha-lancamento-hq-el-noi-vida-e-morte-de-um-homem-livre-de-juste-de-nin/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/04/08/espanha-lancamento-apostolos-e-assassinos-de-antonio-soler-4/

agência de notícias anarquistas-ana

Tarde de outono
Perseguindo folhas ao vento
O gato dançarino

Camila Jabur