Governo espanhol inicia processo de exumação de vítimas no Vale dos Caídos

O governo da Espanha iniciou nesta segunda-feira os procedimentos para a exumação e identificação das vítimas da Guerra Civil (1936-1939) e da ditadura de Franco (1939-1975) que foram sepultadas no Vale dos Caídos, local onde os restos mortais de Francisco Franco ficaram por 44 anos.

No último dia 30 de março, o governo aprovou um subsídio de 665 mil euros para financiar estas obras, necessárias para o acesso e segurança da passagem ao interior dos diferentes níveis das criptas, entre outras execuções, informou o governo em comunicado.

As exumações foram autorizadas em 2016 por um juiz de San Lorenzo de El Escorial, município madrilenho onde está localizado o mausoléu, reconhecendo “o direito a um sepultamento digno” dos irmãos Manuel e Antonio Ramiro Lapeña Altabás, fuzilados pelo regime de Franco em 1936.

O Vale dos Caídos, localizado nas montanhas de Madri a cerca de 50 quilômetros da capital espanhola, foi construído por prisioneiros republicanos que faziam trabalhos forçados.

Franco ordenou a construção deste complexo que abriga os restos mortais de milhares de vítimas da sangrenta Guerra Civil, tanto do lado franquista como da República, que em 1936 era o sistema político legal na Espanha.

Em outubro de 2019, os restos mortais do ditador espanhol, que estavam sepultados no local desde sua morte em 1975, foram exumados e transferidos para um cemitério municipal de Madri, juntamente com os de sua esposa.

No Vale dos Caídos também está sepultado José Antonio Primo de Rivera, líder da Falange, movimento fascista dos anos 1930.

Após a exumação de Franco, o governo espanhol estuda a redefinição do lugar e o futuro da congregação de monges beneditinos localizada no Vale dos Caídos.

Fonte: agências de notícias

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/04/06/espanha-meu-avo-ja-esta-enterrado-uma-sepultura-digna-para-duas-vitimas-do-franquismo-em-puerto-real-como-exemplo-do-fim-da-memoria/

agência de notícias anarquistas-ana

Nem laranjas, nem café:
Apenas canaviais
Sob um céu vazio.

Paulo Franchetti