“Ajuda mútua Não caridade nas Filipinas, março de 2021” | Apoiando motociclistas de triciclo e operadores

Já se passou um ano; o povo ainda está com dificuldades econômicas, especialmente a comunidade marginalizada. O governo não tem um plano claro nem apoio para aqueles que estão passando necessidades.

Estamos vivendo novamente lockdown nas áreas de Metrô Manila, Bulacan, Rizal, Laguna e Cavite. Todas as municipalidades implementaram toque de recolher das 18 horas até 5 da manhã, pontos de blitz da polícia uniformizada estão por toda parte e todos que violem determinados protocolos e regulamentações serão penalizados. É a mesma resposta que deram ano passado, para reforçar a segurança e para controlar o movimento das pessoas, sem preparação para lidar com uma crise de saúde e para ajudar as massas de desempregados.

Novamente, igual ao ano passado, muitas pessoas perderam seus empregos, com dificuldades para levar comida às suas mesas e financeiramente falidos. De acordo com a Autoridade de Estatísticas das Filipinas (PSA) há 4 milhões de desempregados e o número aumenta por causa do lockdown rigoroso. A população geral está com dificuldades desde ano passado e um dos setores fortemente atingidos pela crise é o transporte. A maioria dos Jeepney de utilidade pública não estão operacionais, o governo pressiona por modernização e força-os a converter para jeep elétrico (E-jeep). Motoristas e operadores de Jeepney não estão preparados para converter as unidades pois não tem poupanças nem dinheiro suficiente.O governo pressiona por este programa de modernização mas não apoia os motoristas e operadores. A maioria deles acabam mendigando até hoje.

Motociclistas de triciclos também são afetados pela pandemia. Embora alguns deles ainda tenham emprego, o problema é que ainda tem poucos passageiros, e a renda não é suficiente. Outras municipalidades decidiram implementar um regime em que cada unidade de triciclo operasse só três vezes por semana e não todo dia.

Nesse ano todo de desespero, todos deveríamos cuidar um do outro. Ajuda mútua e solidariedade social deveria ser promovida. Apoiar uns aos outros é a forma de sobreviver a esta pandemia.

Nós já sabemos que em tempos de crise o governo é incompetente, corrupto e eles verdadeiramente não se importam. Ainda bem que tem pessoas por aí nos ajudando de alguma forma, 2 quilos de arroz já é bom por dois dias. Então, nós os distribuímos a Buting-Sto. Rosario Pateros Tricycle Operator and Drivers Association, cerca de 30 motoristas se beneficiaram com isto.

Fonte: https://etnikobandidoinfoshop.wordpress.com/2021/04/06/mutual-aid-in-the-philippines-march-2021-supporting-tricycle-drivers-and-operators/

Tradução > Diego Severo

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/05/19/filipinas-acao-de-apoio-mutuo-para-combater-a-pandemia-do-covid-19/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/04/04/presidente-das-filipinas-manda-matar-quem-descumprir-regras-de-confinamento-por-coronavirus/

agência de notícias anarquistas-ana

lâmpada queimada
onde está a luz
que ali brilhava

Alexandre Brito