
May Picqueray (1898-1983) é uma anarquista que não faltou a nenhum dos grandes eventos da história do século XX. Em 1921, ela enviou uma carta-bomba ao embaixador dos Estados Unidos em Paris, para protestar contra a execução da pena de morte de Nicola Sacco e Bartolomeu Vanzetti.
Em novembro de 1922, ela é enviada pela Fédération des Métaux (Federação Metalúrgica francesa) – que era associada à Confédération Générale du Travail Unitaire (CGTU) – ao congresso internacional do Sindicato Vermelho, em Moscou. Lá, ela sobe na mesa e denuncia que, enquanto todos estão “enchendo a pança” no congresso, os trabalhadores russos estão passando fome. No final da refeição, ela canta Le Triomphe de l’anarchie (O Triunfo da Anarquia). Ainda na Rússia, ela se recusa a apertar a mão de Trotsky, a quem veio exigir a libertação dos anarquistas mahknovitas, que foram traídos pelo mesmo.
Durante a guerra civil espanhola, ela fabricou falsos documentos para transportar órfãos refugiados. Depois se envolveu nas mobilizações de Larzac e Creys-Malville trabalhando a favor dos “objetores de consciência” (movimento que, entre muitas coisas, são contra o serviço militar).
Além disso, nada impediu a esta pequena bretã, que começou a trabalhar aos 11 anos, em se tornar revisora do famosíssimo jornal satírico francês Le Canard Enchaîné (criado em 1915 e que segue nas atualidades), trabalhando lado a lado com Sébastien Faure, Nestor Makhno, Emma Goldman, Alexandre Berkman, Marius Jacob…
É um livro sobre uma réfractaire a todas as injustiças e que nos estimula a não perder a esperança sobre os seres humanos.
MAY PICQUERAY | MAY LA RÉFRACTAIRE | 85 ans d’anarchie
336 páginas — 10 €
Tradução > Ligeirinho
agência de notícias anarquistas-ana
O ar. A folha. A fuga.
No lago, um círculo vago.
No rosto, uma ruga.
Guilherme de Almeida
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!