[Espanha] O regime marroquino e o povo saarauí

Em novembro do ano passado, o Estado marroquino violou um cessar-fogo com a Frente Polisario, com quase três décadas de existência, e desde então os conflitos têm seguido um após o outro sem nenhuma notícia na maioria da mídia. Para piorar a situação, o governo espanhol, supostamente uma coalizão “progressista”, e a comunidade internacional têm olhado para o outro lado enquanto o Marrocos tem continuamente violado os direitos humanos em uma escalada repressiva. Para aqueles que não sabem, a ONU ainda considera a Espanha como a administradora do Saara Ocidental. Quase meio século se passou desde que a ditadura agonizante de Franco parecia ter um excedente da colônia, numa estratégia mesquinha e hipócrita, e a chamada Marcha Verde dois anos depois impôs a soberania de Marrocos sobre o território. O papel da administração de Franco teve um duplo jogo, por um lado alegou estar comprometida com a autodeterminação saarauí, com a suposta convocação de um referendo, e por outro lado iniciou conversações secretas com Rabat para chegar a um acordo sobre a estratégia que culminou com a conquista marroquina da região. A estratégia do Estado espanhol, com o infame Juan Carlos I como substituto de Franco, não era entrar em conflito com o Marrocos.

Em fevereiro de 1976, a Espanha abandonou o povo saarauí à sua sorte sem que a prometida consulta popular tivesse sido realizada até hoje. Agora, o regime marroquino está seguindo uma estratégia que não é nova, de abrir suas fronteiras para produzir uma onda de migração e assim pressionar o governo espanhol. O destino de milhares de seres humanos tem sido Ceuta desta vez, mas há meses inúmeras pessoas vêm chegando às Ilhas Canárias no que é considerado um instrumento de pressão pelo Marrocos. Entre outras explicações, estão os acordos de pesca ou a guerra contra o próprio povo saarauí, utilizando vidas humanas como peças macabras em um tabuleiro de xadrez. A política da coalizão de “progresso” neste conflito, como a de qualquer governo na Espanha nas últimas décadas, é desprezível. Desde o início da guerra do Saara há sete meses, a Espanha, como sempre, não tomou posição nem moveu uma peça, o que aparentemente irritou a repulsiva monarquia marroquina.

Deve-se lembrar que a população do país africano, mergulhado em uma grave crise econômica e social, é consideravelmente pobre enquanto seu rei é infinitamente rico. Seu objetivo agora, é claro, é controlar os recursos energéticos da região do Saara. São décadas de gestão autoritária e irracional no Marrocos, enquanto o Estado espanhol manteve boas relações com mais um déspota, pois devemos lembrar a grande amizade entre o infame Juan Carlos I e Hassan II, pais dos monarcas atuais em ambos os países. Tudo isso são sintomas do mundo político repulsivo que estamos sofrendo, com regimes abertamente ditatoriais e supostas democracias que brincam enquanto a população sofre. A política repressiva dos Estados, com seus muros, seus exércitos e sua polícia, que exige incontáveis recursos e esforços, como solução contra pessoas que buscam uma vida melhor é outro sinal de um mundo desumanizado no qual os detentores do poder se preocupam muito pouco com vidas humanas. Há muitos interesses em jogo e continuam a ser construídos muros muito reais, em políticas puramente repressivas, enquanto outras invisíveis dividem as populações entre os que têm e os que não têm. O mundo em que vivemos e que, de uma forma ou de outra, toleramos.

Juan Cáspar

Fonte: http://acracia.org/el-regimen-marroqui-y-el-pueblo-saharahui/

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/05/21/espanha-ante-a-militarizacao-da-fronteira-em-ceuta/

agência de notícias anarquistas-ana

Procurando pouso
Na rua movimentada,
Borboleta aflita

Edson Kenji Iura