Comunicado de imprensa do sindicato FAU: delegação de paz retida no hotel, ato proibido

Todos os integrantes da delegação de paz ao norte do Iraque se encontram detidos hoje (15/06) no seu hotel para impedir a celebração de um ato e uma coletiva de imprensa em frente ao escritório da missão da ONU no Erbil, algo ao  qual ontem havia se comprometido um representante do governo da região.

Aproximadamente 30 peshmergas, armados com fuzis de assalto, custodiam as 60 pessoas que integram a delegação. Ontem mesmo, a delegação se reuniu com o ministro das Relações Exteriores do Governo da Região Autônoma do Curdistão Iraquiano (PDK), que empenhou sua palavra de que se permitiria a realização do ato. De momento, parece que a detenção não é estrita, mas foram proibidos todos os atos públicos. Outros delegados se encontram custodiados neste momento.

Wolf Meyer, integrante do secretariado internacional da FAU: “estas atuações do governo do Curdistão Iraquiano são indignas de umas relações internacionais oficiais e recordam, não uma democracia, mas a ditadura que se vive na Turquia. Nos prende, deporta e detêm com o apoio e a cumplicidade do Governo alemão. Exigimos a liberação imediata de todas as pessoas prisioneiras, que se respeite o direito a manifestar-se e que se honrem os acordos e a palavra dada. Pedimos a todos os sindicatos de base que levantem sua voz com determinação frente à situação que se vive agora mesmo em Erbil”.

FAU · Alemanha Freie Arbeiterinnen- und Arbeiter Union

(Sindicato livre de trabalhadoras e trabalhadores)

fau.org

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/06/16/delegacao-do-sindicato-fau-no-norte-do-iraque/

agência de notícias anarquistas-ana

silêncio
o passeio das nuvens
e mais nenhum pio

Alonso Alvarez