Escrito de um anarquista cubano depois das manifestações em Cuba

Há um mal-estar muito grande que não pode ser colocado em um esquema esquerda-direita. É um povo descobrindo sua capacidade de não ser mera massa de apoio a uma oligarquia retrógrada e cínica que usa as palavras “revolução”′ e “anti-imperialismo” para legitimar um despotismo sórdido que pouco se diferencia de qualquer tirania. É um povo cansado das desigualdades e dos privilégios “revolucionários” e “socialistas”. Cuba além de ser um museu da esquerda mundial, é uma sociedade com Estado, policiais, repressores, privilegiados e marginalizados, e com uma oligarquia militar burocrática tão gananciosa como qualquer outra. O fato de termos tido um déspota esclarecido e humanista não o isenta do seu despotismo, nem de seus herdeiros. Uma parte significativa deste povo disse basta, que não dá mais. O levantamento do bloqueio ianque deve ocorrer e, também, o fim do monopólio da oligarquia castrista. Será complicado e seguramente “impossível”, mas é a perspectiva mais honesta que vejo.

Nosso companheiro Leonardo Romero está desaparecido atualmente, é um inimigo do Estado cubano por ter escrito publicamente em um cartaz “Socialismo sim, repressão não!” E é nesse desaparecimento que está à verdadeira face desse governo.

>> Legenda da foto: Quem impedir a marcha firme desse irmão, é o inimigo.

Fonte: http://www.polemicacubana.fr/?p=15774&fbclid=IwAR2nvui-lwhh3HJX3TXbedjhS8hVKlsub2bb0lO04-UygiqjZ9teR-a2P-s

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/07/15/eua-consideracoes-sobre-a-rebeliao-em-cuba/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/07/14/eua-declaracao-da-distro-cienfuegos-sobre-os-recentes-protestos-cubanos/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/04/21/cuba-a-economia-muda-o-estado-autoritario-segue/

agência de notícias anarquistas-ana

Frases compostas
no sol que passeia
sob minha caneta.

Jocelyne Villeneuve

2 responses to “Escrito de um anarquista cubano depois das manifestações em Cuba”

  1. Mariana Diniz Bittencourt Nepomuceno

    Há eleições em Cuba. Não há “oligarquia castrista” – o atual presidente Miguel Díaz-Canel não é parente de Fidel ou Raul e foi democraticamente eleito. Em Cuba ninguém passa fome. Não há população de rua, nenhuma criança fora da escola. Não é o paraíso na Terra mas, seguramente, é um avanço em relação ao sistema capitalista. Com esse tipo de reportagem (incluindo fake news), compas, vocês estão prestando um grande serviço à direita. Leonardo não está desaparecido. Foi detido por algumas horas e já está livre. Ele é membro do Movimento San Isidro (maiores informações: https://solidariedadecubarj.blogspot.com/search?q=san+isidro; https://www.telesurtv.net/bloggers/Trump-y-el-terrorismo-contra-Cuba-I-20201202-0001.html; http://www.cubadebate.cu/opinion/2020/12/10/golpe-blando-en-cuba/), mais uma das organizações financiadas pelos EUA para desestabilizar o governo cubano. Reflitam. Pesquisem. Informem-se…

  2. Mariana Diniz Bittencourt Nepomuceno

    Compas, meu comentário foi censurado? E na “ditadura” cubana Yoani Sánchez tem direito à liberdade de expressão… Hipocrisia ou incoerência? Ou ambas?
    Abraços fraternos e saudações libertárias.