[Espanha] Margalida Bover: “O mais triste foi que a esquerda não pediu o indulto de Puig Antich”

A companheira sentimental da última pessoa executada por Franco crê que “a luta sempre vale a pena”

Por Raquel Galán | 22/07/2021

“Minha vida se quebrou. Tinha 20 anos e havíamos feito planos, tínhamos projetos em comum”, recorda emocionada Margalida Bover, a companheira de Salvador Puig Antich. Mas “o mais triste foi que antes de sua execução nenhum partido emergente de esquerda fez campanha para evitá-la. Não pediram seu indulto, porque era anarquista e o anarquismo dá medo aos que querem ter poder”, explica a maiorquina, que ontem (21/07) foi a apresentadora do colóquio “Història de l’anarquisme als Països Catalans”. O apoio chegou um dia depois, de forma espontânea por parte da cidadania, que “foi até o cemitério de Montjuic com uma flor”. Ela só recorda que chovia e durante três décadas não falou deste trágico desenlace. “Sofri muito e ainda sofro”, acrescenta.

No entanto, crê que a luta “sempre vale a pena, sobretudo em uma ditadura, onde jogam forte. Sabes que pode passar o pior, podem te balear pela rua ou jogar-te por uma janela, e o assumes, entra no esquema. Mas pensas que fazes algo para que o mundo seja melhor, por isso nem te propões. Essa era a força que tínhamos”.

Sua profunda ferida “não se cura nunca, convives com ela”, e não voltou a fazer planos a longo prazo, exceto o de ter a sua filha, Llibertat. “Nasceu para curar-me a ferida, porque tentei morrer duas vezes e não aconteceu”. Ainda ficavam e ficam muitas coisas por fazer, já que Margalida Bover é uma pessoa muito ativa, vinculada ao associacionismo e ao movimento feminista, porque a preenche sentir que pode “ajudar para melhorar a vida ou a situação das pessoas de forma livre”.

Fonte: https://www.diariodemallorca.es/cultura/2021/07/22/margalida-bover-triste-izquierda-pidio-55304064.html

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/02/16/espanha-retirada-imediata-do-cartaz-da-exposicao-de-puig-antich-a-puigdemont/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/01/22/espanha-lancamento-salvador-puig-antich-45-anos-despues-de-ricard-de-vargas-golarons/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/06/28/espanha-a-dor-das-irmas-de-salvador-puig-antich/

agência de notícias anarquistas-ana

sol na varanda –
sombras ao entardecer
brincam de ciranda

Carlos Seabra