[Espanha] A Necessidade de Caixas de Resistência: o exemplo da TUBACEX

Recentemente, os companheiros da Assembleia Laboral e da Caixa de Solidariedade Obreira Antirrepressiva puderam ver em primeira mão a luta exemplar dos trabalhadores da TUBACEX em Amurrio e Llodio (Alava).

Depois de mais de 150 dias de greve, os trabalhadores ainda estão lutando e unidos contra o plano de demissão, e estão mantendo sua greve indefinida, entre outras coisas, graças à unidade dos trabalhadores e seu fundo de resistência.

Recentemente, foi publicada a sentença que declara a demissão de 129 trabalhadores NULA.

Os tribunais declararam nulo e sem efeito o ERE de Tubacex, um dos mais controversos dos últimos tempos. O Tribunal Superior de Justiça do País Basco declara assim nulas e sem efeito as 129 demissões que a empresa pretendia fazer em suas fábricas de Llodio e Amurrio. Mas a luta continua. A Tubacex anunciou que irá recorrer das sentenças. E os trabalhadores permanecem em greve e em piquetes permanentes nos portões da fábrica.

Em Álava, a TUBACEX tem três fábricas, duas em Amurrio (frio e Aceralava) e outra em Llodio. O grupo TUBACEX se dedica à produção e venda de tubos sem solda em aço inoxidável e ligas de alto níquel. Também fabrica outros produtos longos em aço inoxidável. Além das fábricas em Alava, a TUBACEX tem suas próprias instalações industriais na Áustria, Estados Unidos, Itália, Índia, Tailândia, Noruega, Dubai e Arábia Saudita.

NOSSA VISITA

Companheiros da Assembleia Laboral e da Caixa de Solidariedade Obreira Antirrepressiva estavam na linha de piquete da Tubacex em Amurrio, dois dias após a demissão de 129 trabalhadores ter sido declarado NULA. A alegria sobre o “nulo” contrastou com a seriedade da consciência da luta que ainda está por fazer.

Fomos sempre tratados de forma excelente, muito bem recebidos, primeiro por um companheiro do Fundo de Resistência Tubacex que nos apresentou parte da linha de piquete e depois por todos que passaram por nós durante nossa estadia. O piquete foi dividido em duas partes, em cada lado da estrada que leva à fábrica, uma controlando a rotatória de chegada e a outra logo após o portão. Após 148 dias de greve, os trabalhadores tinham criado suas zonas de relacionamento, a infraestrutura era própria e/ou com a contribuição de coletivos como GrebaBatzorde (“comitê de greve” em basco, um comitê permanente que ajuda os conflitos trabalhistas com dinheiro e/ou material e infraestrutura, como nos disseram, algo semelhante à atividade que a Assembleia Trabalhista realiza aqui). O conselho municipal de Amurrio lhes deu um ponto de luz (você tem que entender o peso da empresa na área que também os obriga a fazer coisas como esta).

Na linha de piquete havia cerca de 30 pessoas no horário mais baixo (primeira hora), nós nos tornamos entre 90 e 100 pessoas em horários posteriores, como almoço, etc. Estivemos com eles durante toda a manhã até a hora do almoço.

Depois do almoço foi o momento mais emocionante, quando lhes demos a ajuda fornecida pelas caixas de Valladolid. Todos os companheiros presentes nos cercaram, e depois de colocar o dinheiro na caixa (uma caixa de ferro amarrada com correntes que simbolicamente eles têm na porta da fábrica e na qual este tipo de ajuda é entregue, então os companheiros recolhem o dinheiro, etc.) aplaudiram e gritaram slogans (em basco) como “viva a luta dos trabalhadores” (GORA LANGILEEN BORROKA) ou “firmes, até a vitória” (JO TA KE, IRABAZI ARTE).

O fundo de resistência Tubacex foi criado no calor da greve e está provando ser uma FERRAMENTA essencial para levar a luta adiante.

A quantidade de dinheiro que eles deram em ajuda é muito importante, mas mais importante é o significado da caixa em todos os sentidos, mas, sobretudo em dois aspectos: por um lado, ela evita desculpas, dúvidas, quedas… a unidade de todos os trabalhadores da TUBACEX tem sido exemplar em todos os momentos, ninguém entrou em nenhum dia, nenhum tubo, nenhuma peça fundida foi produzida. Por outro lado, a caixa está servindo para promover a unidade de classe acima das siglas – mesmo arrastando os sindicatos -, superando as diferenças entre os trabalhadores através da unidade e da solidariedade de classe. A extensão do conflito fora das fábricas é outra das grandes lições do passado que os trabalhadores da Tubacex conseguiram recuperar.

A experiência que os trabalhadores nos disseram é mais do que interessante: como cada um contribuiu com o que pôde ou soube fazer, como responderam aos apelos uns dos outros, como 100 trabalhadores se reuniram para parar um caminhão que tentou entrar na fábrica em um sábado à noite, como enfrentaram a repressão policial e, sobretudo a deturpação e a guerra da mídia, etc., etc., etc.

Ficamos com centenas de coisas: trouxemos conosco o calor e a coragem de sua luta. Devemos valorizar e aplaudir a luta dos trabalhadores da Tubacex, uma luta baseada em caixas de resistência, piquetes, assembleias e sindicatos de trabalhadores unidos – uma luta realizada com unidade, compromisso e constância.

A LUTA TUBACEX É NOSSA LUTA:

TUBACEX SALBA DEZAGUN!                        

Fonte: https://valladolorentodaspartes.blogspot.com/2021/07/necesidad-de-las-cajas-de-resistencia.html

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

tomando banho só
no riacho escondido –
cantos de bem-te-vis

Rosa Clement