[Chile] Palavras da presa anarquista Mónica Caballero desde a prisão | Morte ao estado e viva a anarquia!

Enquanto escrevo essa reflexão, no dia em que completa-se um ano desde que o Estado chileno sequestrou a mim e a Francisco, escuto as vozes de companheires que estão manifestando-se do lado de fora da prisão. Do outro lado das grades, cercas e muros, há outras mãos e corações inquietos, acionando por aquelas e aqueles que estamos dentro das jaulas do capital. Nessa ocasião, não apenas chegaram até mim os seus gritos, mas também recebi um panfleto! O vento me trouxe um belo e inesperado presente! Bela propaganda anarquista!

Nós, que fazemos ou já fizemos ações de propaganda antiautoritária, muitas vezes não dimensionamos as consequências que isso pode gerar nas outras pessoas. A princípio, o objetivo de qualquer propaganda é entregar uma mensagem, que idealmente incite ou inspire outras pessoas a atuarem contra o atual sistema de terror. Mas, talvez, a receptora ou o receptor dessa mensagem não atue assim, talvez não lhe surta efeito aquele chamado, seguindo como uma espectadora ou espectador em passividade. Nesse caso, vale a pena perguntar-nos: será que a propaganda não foi suficientemente efetiva? O que é que leva um indivíduo a enfrentar aquilo que lhe domina? Assim como, da mesma maneira: o que é que leva alguém a viver passivamente em um mundo de miséria e opressão?

Já me fiz esse tipo de pergunta em muitas ocasiões. Às vezes, acreditei ter encontrado respostas, mas com o tempo entendi que a liberdade individual, ou seja, as decisões e ações de outras pessoas, não podem nem devem poder ser medidas ou previstas. Para falar de liberdade individual, em primeiro lugar, tem que existir um conhecimento da realidade e dos fatores que a criam e limitam. E para tomar uma decisão, é necessário conhecer – nesse sentido, a propaganda é fundamental. No meu caso, o que me impulsionou a tomar o caminho do conflito permanente foi, sem dúvidas, a propaganda feita por outras pessoas (entre outros fatores). Meu conhecimento político teria sido muito diferente se eu não tivesse sido receptora de um sem-fim de propagandas. Não sei se foi exatamente um panfleto, uma pixação, um comunicado reivindicativo, etc, ou se foi o conjunto de mensagens e consignas que me levaram a questionar e enfrentar a hegemonia do poder e da sociedade que o sustenta e dele necessita.

Hoje, um simples papel rompeu as medidas de segurança dessa prisão, voando até mim. Essa propaganda, nesse lugar, ganha uma faceta extra: me demonstrou que por mais isolamento que o poder mantenha ou queira manter-nos, presas e presos que pelejamos por um mundo onde só governe o apoio mútuo e a solidariedade, nunca estamos a sós. Ainda falta muita propaganda e muitas ações diretas se quisermos golpear o capitalismo e as relações desiguais geradas por ele, bem como a hegemonia imposta pelo poder.

Aproveito para enviar um forte abraço fraternal à família Vergara Toledo. Luisa Toledo foi uma propagandista que contribuiu enormemente na proliferação de muitas gerações de jovens combatentes.

Morte ao estado e viva a anarquia!

Mónica Caballero, presa anarquista

Prisão de San Miguel

Julho, 2021.

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/08/06/chile-atualizacao-juridica-sobre-xs-companheirxs-monica-e-francisco/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/08/05/chile-comunicado-de-monica-e-francisco-sobre-a-luta-nas-prisoes-27-de-julho-2021/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/06/30/chile-sobre-a-greve-de-fome-na-penitenciaria-de-rancagua-comunicado-da-companheira-anarquista-monica-caballero-sepulveda/

agência de notícias anarquistas-ana

Sempre perseguido
o grilo fica tranqüilo
cantando escondido.

Luiz Bacellar