[EUA] Coloradenses da Alt-Right foram à guerra contra uma fazenda de alpaca – e a fazenda ganhou

Por Eddie Kim | 01/08/2021

Por quase nove meses, o Tenacious Unicorn Ranch, um refúgio seguro para coloradenses trans e queer, enfrentou ameaças violentas de extremistas de direita. Até que eles se voltaram para seus anarquistas locais em busca de ajuda.

Primeiro vieram as ameaças de morte no Facebook, com um fluxo de vozes anônimas ameaçando incendiar o rancho e tirar todas as armas. Então vieram as perseguições – caminhões desconhecidos os seguindo, geralmente por quilômetros, por todo o caminho para casa.

Mas a gota d’água veio na noite de 5 de março, quando dois grupos de homens atravessaram silenciosamente a estrada de terra de quatrocentos metros até o portão da frente do rancho. Um par foi pego pelo guarda noturno por volta da meia-noite, brincando com a luz e fechando o portão. Várias horas depois, mais duas pessoas escalaram um campo, flanqueando em direção à casa principal. “Nosso cara James [um pseudônimo] os avistou. Ele os atingiu com um holofote e disse: ‘Retire-se ou morra.’ E eles correram como coelhos. Eu dou a ele crédito por potencialmente salvar nossas vidas naquela noite”, Penny Logue me diz. “Foi literalmente um alerta.”

Logue, 40, é uma veterana do Exército com cabelo loiro ondulado e o ar confiante de uma pessoa que já viu muita merda, mas ela faz uma careta ao se lembrar do incidente de invasão. Ela é a fundadora e coproprietária do Tenacious Unicorn Ranch, uma fazenda de gado em 40 acres de terra que também é um santuário autossuficiente para pessoas trans e queer que precisam de um lugar para ficar e trabalhar. Situado nas planícies douradas perto da cidade de Westcliffe, Colorado, é um local único para um projeto que inspirou o escrutínio e a solidariedade de aliados e críticos de todo o país.

Tenacious Unicorn tem todas as armadilhas de uma fazenda – quase 200 alpacas e dezenas de ovelhas, além de patos, galinhas, cães e gatos – mas também uma tonelada de equipamentos que você normalmente não vê em um ambiente agrícola: um rifle com mira, duas AR-15, pistolas, coletes à prova de balas e munição suficiente para lançar uma expedição de caça. Alguns dias, em meio ao balido das alpacas, você pode ouvir o ping distinto de 5,56 tiros atingindo o metal enquanto os trabalhadores do rancho realizam tiros de longa distância no quintal.

Logue e Bonnie Nelson, 34, vieram aqui há dois anos. Eles agora moram no rancho em tempo integral, junto com J Stanley, de 29 anos, e o marido de Nelson, Sky. A casa pode acomodar confortavelmente uma dúzia de pessoas, tornando-a um refúgio tranquilo em território incerto: Westcliffe é profundamente conservador, e Logue está muito bem ciente dos Oath Keepers, Three Percenters e outros agitadores de direita que vagam por esta parte do Colorado.

A invasão noturna foi a crista de uma onda violenta que começou a aumentar em 4 de julho de 2020, quando Logue e Nelson testemunharam um protesto em Westcliffe enquanto bebiam café. O desfile anual foi cancelado devido à pandemia, mas isso não impediu que os conservadores locais se reunissem. O círculo incluía homens segurando banners dos Three Percenter, camisetas apoiando “vidas brancas” e resmas de equipamentos MAGA. Furioso, Logue acessou o Twitter para escrever que o protesto do Quatro de Julho em Westcliffe estava cheio de “propaganda nazista.”

Depois disso, o assédio disparou.

“Eu vim para Penny convictamente anti-armas, mas depois daquele protesto de 4 de julho e tudo o que aconteceu, comprei o maior rifle que pude colocar em minhas mãos”, Nelson diz com uma risada.

Além de serem trans, Logue, Nelson e Stanley se auto-identificam anarquistas, o que os torna uma ameaça particular para alguns observadores (incluindo um blog local que considerou Tenacious Unicorn “fascismo de esquerda… xenófobos cheios de ódio e obcecados por violência”). Mais do que tudo, porém, sua filosofia é de autossuficiência.

Logue e outros fazendeiros não confiam na aplicação da lei local, dizendo-me que se sentem desconfortáveis por causa de alguns encontros negativos com deputados, aliados ao próprio comportamento do xerife do condado de Custer, Shannon Byerly, que inclui mentir sobre o comportamento do grupo para a mídia e sua admissão de que ele falou em um comício dos Oath Keepers.

Em um e-mail, Byerly diz que seu escritório não entra em contato com a fazenda desde a primavera, mas espera que os membros relatem quaisquer ameaças. “No início, houve alguns casos em que fontes ‘anônimas’ ligaram para reclamar sobre a forma como os animais da fazenda estavam sendo tratados e um policial foi lá uma vez. Descobrimos que os animais estavam todos bem cuidados e por isso não ouvimos nenhuma outra reclamação contra o pessoal de lá”, escreve ele.

No entanto, cinco meses após o ataque, Logue diz que uma sensação de calma voltou ao rancho. Ela atribui essa calma ao forro de prata do caos: Quando o Tenacious Unicorn começou a postar e tweetar sobre a incursão em março, os aliados emergiram do bosque quase imediatamente, entusiasmados para entrar na briga e lutar. Dezenas de pessoas de todo o Colorado e além, muitas delas antifascistas e anarquistas, procuraram Logue para se voluntariar para o serviço de guarda. Alguns simpáticos desconhecidos enviaram dinheiro para pagar as câmeras e novas cercas ao longo das bordas expostas do rancho. Outros entregaram coletes à prova de balas, munições e acessórios para armas, como Chris Bilynsky, um ferreiro de 39 anos do Kansas, que dirigiu até Tenacious Unicorn para entregar placas à prova de balas feitas à mão e kits de primeiros socorros.

“Dada a violência contra as pessoas trans e como está aumentando, parecia um grupo importante para ajudar. Penny, Bonnie e todos lá estão fazendo um trabalho importante e, de uma perspectiva anarquista, acho que as áreas rurais da América estão prontas para mudanças positivas”, explica Bilynsky.

Tenacious Unicorn preparou-se para o pior, com um estoque de placas à prova de balas e munição abundante. Até agora, porém, a melhor defesa tem sido a solidariedade, não as balas. Logue permanece intimidado pelo grande volume e entusiasmo das pessoas que procuraram ajudar. (Parte do alcance foi completamente inesperado. “Um monte de gente do Boogaloo nos procurou. Tivemos que dizer não, embora o gesto tenha sido, err, muito apreciado”, diz Logue com um encolher de ombros.)

“Tem sido incrivelmente humilhante, para dizer o mínimo”, acrescenta Logue. “Essas redes de apoio não estavam prontas antes do massivo verão de protestos de 2020. As pessoas teriam simpatizado com a nossa causa e poderíamos ter recebido doações, mas a mobilização local não teria sido possível.”

Por mais de um mês após o incidente de março, uma equipe de voluntários de quatro pessoas patrulhou o rancho todas as noites, servindo como um impedimento visível e armado para qualquer um que estivesse observando com binóculos. Hoje em dia, o regime de segurança relaxou um pouco – mas todos dormem melhor sabendo que a ajuda pode e vai chegar.

Em uma América hostil às pessoas queer e trans, o rancho está se transformando em um projeto raro e radical para garantir agência e alegria em espaços rurais abertos por meio do forte apoio da comunidade. O momento não poderia ser mais urgente, com o número de sem-teto e a violência aumentando drasticamente na comunidade trans nos últimos anos. Foi o que impulsionou Nelson a se juntar a Penny como coproprietário no empreendimento poucos meses depois de ingressar no rancho.

“É uma vida muito difícil ser trans sozinho. Comecei a transição há dez anos e meio e não tinha comunidade até deixar Nova York e me juntar a este lugar”, diz Nelson. “Não acho que Penny soubesse se eu seria útil, [mas] o rancho me deu um emprego, uma casa e uma maneira de ajudar outras pessoas trans.”

O rancho é sustentado em parte com a venda de lã de seus rebanhos de alpacas e ovelhas, mas o trio também realiza trabalhos fora do rancho em Westcliffe e no sul do Colorado, realizando reparos, paisagismo e outros biscates em troca de dinheiro. Com o tempo, eles criaram uma clientela leal – alguns dos quais chegaram a contatá-los em particular para avisá-los sobre ameaças raivosas que ouviram na cidade ou leram online.

Esses flertes com a violência não afetam Stanley, 29, que se juntou ao Tenacious Unicorn na primavera do ano passado depois de se desentender com sua família no norte do Texas. Stanley descobriu o rancho através das respostas ao seu tweet improvisado – “Trans commune quando?” – e, desde então, tornou-se um terceiro co-proprietário da Tenacious Unicorn, bem como o especialista em permacultura residente. “Eu não esperava que as coisas piorassem logo, mas esperava que eventualmente chegasse a esse tipo de luta por causa da natureza acelerada das crises que enfrentamos na América”, diz Stanley. “Os ideólogos de direita são a verdadeira face da América. É o legado histórico do colonialismo, e se você simplesmente sair, encontrará as mesmas pessoas em outro lugar. Em algum momento, você só precisa tomar uma posição.”

Estimulado pelo apoio de sua comunidade, Tenacious Unicorn está procurando novas maneiras de alavancar sua força. Logue está animado em trabalhar na linha de frente para encontrar e ajudar pessoas trans vulneráveis no sul do Colorado, seguindo dicas de defensores locais e pessoas no Facebook. Ela tem fotos em seu telefone documentando um caso recente em que ela e outras pessoas dirigiram até um acampamento repleto de grafites da supremacia branca para encontrar uma mulher frágil, sozinha e delirando, com um pé quebrado.

Os planos de longo prazo também estão mudando. Eles rejeitaram metas anteriores de expandir o rancho no local, em vez disso transferindo seus dólares arrecadados para apoiar um novo projeto rural para os indígenas queer no Arizona, em um modelo semelhante ao Tenacious Unicorn. E como essas parcerias iniciais continuam a crescer, Nelson diz que eles querem ajudar a facilitar uma rede de espaços seguros em todo o país.

“Estamos aqui para ficar. Demoramos um mês para nos mudar para esta casa. Nunca mais vou me mudar”, declara Nelson. “Esta é a minha casa; minha comunidade está aqui. Há tantas pessoas na cidade que passei a conhecer, apreciar e amar. Outros que também precisam de proteção. Não vou embora.”

Fonte: https://melmagazine.com/en-us/story/tenacious-unicorn-ranch-colorado

Tradução > abobrinha

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/04/21/eua-como-uma-comuna-anarquista-para-pessoas-queer-tornou-se-um-refugio-no-conservador-colorado-rural/

agência de notícias anarquistas-ana

Cai a pedra n’água
partindo o espelho do rio:
as nuvens se esvaem.

Ronaldo Bomfim