
Depois de um tempo indisponível por questão de ordem técnica, o site Anarquismo no Brasil, finalmente, pode ser acessado. Trata-se de um rico material multimídia sobre o movimento anarquista no Brasil e decorre de um projeto desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa e Práticas de Ensino em História (LPPE) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), nos anos de 2012-2013.
Sob a coordenação de Angela Roberti, foi realizado em parceria com pesquisadores de outras instituições como o Colégio Pedro II (CPII), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Núcleo de Pesquisa Marques da Costa (NPMC) da Biblioteca Social Fabio Luz e o Núcleo de Investigação Social (NIS-UFF).
O material é voltado para a docência da Educação Básica da rede pública e procura atender às necessidades de um campo pouco abordado no ensino de História nas escolas, que envolve, inclusive, o processo de formação da classe trabalhadora no Brasil e suas lutas sociais e políticas no cenário que caracterizou os anos iniciais da vida republicana do país.
O propósito central do projeto realizado e do material multimídia que foi produzido pelo LPPE é revelar algumas das manifestações do movimento anarquista no Rio de Janeiro e mesmo no país. Que o site possa incitar à reflexão, (re)alimentando a luta por formas mais livres de existência.
>> Acesse o site aqui:
http://anarquismo-lppeuerj.com.br/
agência de notícias anarquistas-ana
Na soleira do sítio
a graúna canta
ao silêncio do sol.
Anibal Beça
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!