[Espanha] Migrantes, refugiados e oprimidos

Embora os iníquos meios de comunicação do chamado “primeiro mundo” nem sempre reflitam isso, as mortes de pessoas que tentam cruzar os muros para uma sociedade supostamente melhor são comuns. Já estamos acostumados com os muitos males diários do mundo em que vivemos: migração, campos de refugiados, exploração laboral… Sim, o foco é colocado em um ou outro país deprimido quando as coisas chegam a um extremo, ontem Colômbia ou Marrocos, hoje Cuba, amanhã veremos, mas não há medidas radicais para aliviar estes infortúnios perfeitamente evitáveis no mínimo. O mundo está estruturado desta maneira, política e economicamente, e poucos vão mais fundo, se estivermos falando das peças deste repulsivo quebra-cabeça, a maioria delas vozes marginais. Com relação à imigração, as políticas da própria Europa civilizada são cada vez mais repressivas; há uma insistência em muros físicos construídos por regimes abertamente autoritários, enquanto se constroem continuamente muros invisíveis que são muito mais eficazes para sua durabilidade ao longo do tempo e para manter intacto um status quo que separa aqueles que têm algo daqueles que não têm nada.

Os interesses daqueles que nada têm. É tão simples e tão humano quanto entender que as pessoas que decidem fugir de uma realidade terrível, naturalmente empurradas pelas circunstâncias, o fazem conscientemente como um lance para uma vida melhor. É verdade que gostaríamos que a situação nos países de origem mudasse, mas esta é a realidade do mundo em que vivemos e acredito que a liberdade de movimento é primordial, como solução humanitária hoje, mas também como base para um mundo mais livre e mais justo amanhã. Especialmente se migrantes ou refugiados (que são a mesma coisa) estão fugindo de regimes opressivos e das necessidades da vida (que também está intimamente relacionada), mas em que situação, certamente na maioria dos casos, o primeiro mundo carrega uma grande responsabilidade. Basta lembrar o colonialismo e o contínuo esgotamento dos recursos na África ou na Ásia.

Da mesma forma, as pessoas de outras partes do mundo, que contribuíram para a criação desta riqueza, estão sujeitas à repressão de não poder atravessar fronteiras. Por outro lado, devemos assinalar a hipocrisia de, por um lado, manter esta repressão, por outro, permitir que certa imigração chegue sob condições terríveis em termos de direitos trabalhistas, a fim de ser melhor explorada, e com a constante ameaça de deportação. Nosso sistema é tão iníquo que na Espanha, por exemplo, apesar de uma direita e uma extrema-direita que não escondem seus discursos repugnantes, foram os governos PSOE [Partido Socialista Operário Espanhol] que mais reprimiram em nível legislativo, aqueles que criaram os Centros de Internação de Estrangeiros (que na prática não são muito diferentes das prisões) e aqueles que expulsaram o maior número de pessoas durante seus mandatos. Em outras palavras, o mesmo de sempre, supostamente governos progressistas, para garantir a paz social, enquanto executam políticas repressivas típicas de outros governos mais conservadores. Liberdade de circulação de pessoas e solidariedade com migrantes e refugiados, assim como com os oprimidos em nossos países e em qualquer região do mundo, enquanto se denuncia a opressão de certos regimes e o esgotamento e exploração de recursos pelo chamado “mundo civilizado”. O mundo em que vivemos (e contra o qual lutamos, apesar de fazermos parte dele).

Juan Cáspar

Fonte: https://acracia.org/migrantes-refugiados-y-oprimidos/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Bolha de sabão.
Uma explosão colorida
sem nenhum estrondo.

Maria Reginato Labruciano