[EUA] Cooperativa Jackson e o Centro Kuwasi Balagoon de Democracia Econômica e Desenvolvimento Sustentável

A Cooperativa Jackson é um veículo que está surgindo para auxiliar comunidades sustentáveis no seu desenvolvimento, economia, democracia e com as propriedades comunitárias.

Nosso objetivo de longo prazo é desenvolver uma rede cooperativa situada em Jackson, Mississípi, que consistirá em quatro instituições interconectadas e interdependentes: uma federação de cooperativas de trabalhadores locais, uma central de cooperativas, bem como um centro de educação e treinamento, além de um banco ou instituição financeira.

A teoria de mudança básica da Cooperativa Jackson é centralizada no posicionamento de que organizar e empoderar o setor estruturalmente subempregado das classes trabalhadoras, especialmente comunidades negras e latinas, para construir cooperativas de trabalhadores organizados será um catalisador para a democratização da economia e da sociedade como um todo.

A Cooperativa Jackson acredita que podemos substituir o sistema sócio-econômico atual de exploração, exclusão e destruição do ambiente por uma alternativa comprovadamente democrática. Uma construção alternativa baseada em igualdade, cooperação entre os trabalhadores e sustentabilidade para oferecer empregos com salários dignos, reduzir as desigualdades raciais e construir uma riqueza comunitária. É nosso posicionamento e experiência que quando trabalhadores e comunidades marginalizadas e excluídas se unem em organizações democráticas e movimentos sociais, eles se tornam uma força capaz de garantir avanços sociais transformadores.

Kuwasi Balagoon Center

O Kuwasi Balagoon Center é a base coordenadora da Cooperativa Jackson e seus escritórios operacionais e administrativos no geral. Sua principal função é hospedar as várias atividades de desenvolvimento das cooperativas, incluindo orientação comunitária, reuniões para membros em geral, para grupos de trabalhadores, treinamento e compartilhamento de habilidades.

Nós renomeamos o centro em homenagem a Kuwasi Balagoon, que incorpora a visão e o trabalho da Cooperativa Jackson. Balagoon é um anarquista New Afrikan, veterano da guerra no Vietnã, ex-organizador de inquilinos da cidade de Nova Iorque, um homem negro queer, membro do BPPSD (partido do Black Panther para autodefesa) que foi forçado à clandestinidade pela elevada repressão do estado e enquadramento dos membros da BPPSD. Balagoon se tornou membro do Black Libertation Army e viveu uma vida inflexível em cada sentido e forma. Ele foi um cidadão da República da New Afrika e fez tudo que pôde para “Libertar a Terra” e atualizar a visão do coletivo de uma Nação Negra. Ele fugiu da cadeia e da prisão diversas vezes, também libertando camaradas de trás dos muros. O dinheiro expropriado dos bancos foi usado para programas de café da manhã e saúde do Black Panther Party e do Young Lord Party. As pessoas que conheciam Kuwasi dizem que ele nunca escondeu sua sexualidade, em tempos em que ser queer era socialmente inaceitável.

A vida do Baba Kuwasi é a incorporação da estratégia de Construir e Lutas da Cooperativa Jackson, contestando o estado ao mesmo passo em que constrói comunidades sustentáveis que terão a capacidade de determinar nosso intercâmbio de valores, independentemente dos mercados e influências capitalistas.

cooperationjackson.org

Tradução > Calinhs

agência de notícias anarquistas-ana

silêncio
o passeio das nuvens
e mais nenhum pio

Alonso Alvarez