
Tony Legendre: Experiências de vida da comunidade anarquista na França: O ambiente livre de Vaux (Aisne) 1902-1907 e a colônia naturista e vegana de Bascon (Aisne) 1911-1951.
No início do Século XX, alguns anarquistas, duvidando da iminência de uma revolução social, decidiram criar “colônias libertárias” para praticar e viver o comunismo livre.
Assim, em 1902, em Vaux (Aisne), um pequeno grupo de camponeses e trabalhadores libertários fundou o primeiro meio livre de uma longa série. O experimento durará até 1907.
Foi assim, também, que em 1911, em Bascon (Aisne), alguns velhos de Vaux, não desanimados, se puseram a criar um novo ambiente livre que muito rapidamente se transformaria numa colônia naturista e vegana. O experimento durará desta vez até 1951.
Este livro nos conta a história desses dois círculos livres e seu desejo de mudar as coisas e a vida, aqui e agora.
Numa época de horizonte supostamente insuperável do capitalismo, esta é uma grande lufada de ar fresco.
Expériences de vie communautaire anarchiste en France
Tony Legendre
ISBN : 2-914980-33-7
165 pages – 15 €
editions-libertaires.org
agência de notícias anarquistas-ana
Manhã de geada.
O colibri insiste
nas plantas já murchas.
Matsuki
Viva a revolução espanhola e viva a anarquia!
bom texto!
posição lúcida. organização anarquista com marca registrada? pedindo ação do estado contra trabalhadores? opa, pera lá caceta!
Comunistas, Capitalistas e Anarquistas e a servidão voluntária. Mas... A hora mais escura é logo antes do amanhecer. (Provérbio árabe)
História sensacional! Desconhecia completamente essas informações.