Pelo fim dos Carabineros do Chile e a todas as forças policiais do mundo

Existe um organismo “público” que nos vigia e nos submete fisicamente em nome de um sistema baseado no Estado de Direito: a polícia, que tem características comuns entre todos os países, e é por isso que a chamaremos de polícia mundial.

A polícia mundial é um organismo que não só não nos protege, mas também nos vigia e está a serviço do sistema judicial, ou seja, a instituição encarregada de garantir que as leis sejam aplicadas na sociedade, com o resultado de que qualquer coisa fora da estrutura da lei está exposta a abusos policiais. Os carabineros do Chile são um exemplo claro disso, sua ideologia é ser um cão selvagem da lei, e bem eu digo cão, porque ao invés de usar a razão, usam seu instinto animal submetido ao treinamento físico e moral.

Antes de tudo, a polícia mundial existe com um propósito claro: a moralização que a lei exerce na sociedade, ou seja, pensa-se que o que está fora da lei é errado e, portanto, deve ser punido. Mas o que é legal, só convém à alguns. Aqueles que não têm outra escolha senão contentar-se com a qualidade de vida medíocre que a lei e a sociedade lhes atribui, devem suportar a condenação de serem mantidos na sombra, o que é totalmente injusto. A polícia procura assegurar que este seja o caso, reprimindo qualquer tentativa de manifestação contra a lei e o Estado, porque a polícia está a serviço da lei, o que para o Estado é a única razão justa. Desta forma, a ação policial nada mais é do que ideologia e doutrinação, fazendo o indivíduo, quando é membro da polícia, pensar que sua ação é justa e que vem de uma única causa: “fazer justiça”. Assim, ele esquece como viola os direitos humanos e se degrada, exercendo sua migalha de poder, como um peão de xadrez, validando que o fim justifica os meios.

Os Carabineros do Chile são os guardiões da lei e do Estado de Direito no país chamado Chile. Eles foram criados para substituir o que antes era a polícia municipal em cada território, em cada região. O ditador Carlos Ibáñez del Campo foi o militar que unificou estas forças policiais regionais e criou os Carabineros do Chile, não apenas para centralizar o poder policial, mas também para militarizar a instituição (uma militarização que a cada ano se torna mais violenta e sangrenta). Em suma, este ditador, ao criar este organismo “público”, nada mais fez do que entregar a monopolização da violência ao Estado para subjugar os lacaios, da parte mais baixa da burocracia e a burguesia, ao povo. Tudo em nome da causa divina da lei, policiando e punindo, os carabineros mantêm o povo subjugado ao Estado de Direito através de uma falsa promessa de proteção. Isto pode ser comprovado pela história: como o exército chileno, os Carabineros estiveram entre as instituições mais usurárias, violentas e injustas da história de todo o século 20. Massacres, roubos de somas milionárias e violações dos direitos humanos são algumas das ações cometidas por este órgão “público” em favor da justiça e da lei.

Como anarquistas, pedimos o fim dos Carabineros do Chile e de todas as forças policiais do mundo, porque suas ações não protegem as pessoas, mas as vigiam e abusam delas. Sua falsa proteção não vai além do que a lei dos poderosos lhes permite, por isso não raciocinam, mas seguem seu instinto, mantendo a polícia em uma doutrinação degradante e corrupta. A abolição dos Carabineros de Chile, neste caso, não seria apenas uma causa de justiça para os presos políticos, mas significaria também o fim de uma instituição que procura doutrinar seus oficiais pressionando-os com violência por uma causa que está longe de ter qualquer tipo de ética fraterna. Por outro lado, queremos pôr fim ao argumento absurdo de que a polícia garante o controle e a redução da criminalidade, pois não é este o caso. Poder-se-ia até argumentar que o crime é uma consequência da lei que cria o ilegal ao mesmo tempo. Como anarquistas somos muito claros que a justiça é algo que leva tempo para chegar, no melhor dos casos, e que nem o Estado nem a polícia podem garantir sua chegada, pois os tribunais têm uma visão benevolente daqueles que cometem abusos no exercício de suas funções. Estes são meros excessos e não crimes.

Como o exercício do poder corrompe e a submissão ao poder se degrada, pedimos o fim dos Carabineros do Chile e de todas as forças policiais do mundo.

Que viva a anarquia: Amor, Solidariedade e Fraternidade. Liberdade para os presos e presas político(a)s.

Sindicato de Ofícios Vários de Santiago

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Extingue-se o dia
mas não o canto
da cotovia

Matsuo Bashô